Os responsáveis da Federação Internacional de Futebol (FIFA) vão decidir sobre a introdução de tecnologias de baliza, para avaliar se a bola ultrapassa a linha de golo, num reunião em 02 de julho, anunciou hoje o organismo.
Segundo o órgão executivo da FIFA, o “International Board” (IFAB), a decisão será tomada em reunião extraordinária, no dia seguinte à final do Euro2012, que vai ser disputado na Polónia e na Ucrânia, enquanto a hipótese de uma quarta substituição, apenas autorizada nos prolongamentos, vai ser analisada já no próximo encontro dos peritos, agendado para 03 de março.
Relativamente às tecnologias, o IFAB vai ter em linha de conta os testes efetuados por oito empresas, já em março, seguindo-se nova fase de investigação dos sistemas até junho.
“Vamos fazê-lo”, afirmou em dezembro o presidente da FIFA, o suíço Joseph Blatter, apontando o polémico golo invalidado ao inglês Frank Lampard diante da Alemanha, no Mundial2010, na África do Sul, quando a bola ultrapassou em cerca de 70 centímetros a linha de baliza.
Contudo, o presidente da União Europeia de Futebol (UEFA), o francês Michel Platini, tem-se mostrado contrário às tecnologias, tal como Blatter, que era até há pouco tempo muito cético nesta questão.
“O ‘International Board’ vai decidir, mas eu tenho o direito de discordar e de achar que não é uma boa ideia”, declarou recentemente Platini, defensor da introdução de mais árbitros em alternativa.