loading

Irmandade Muçulmana responsabiliza apoiantes de Mubarak pela violência

A Irmandade Muçulmana responsabilizou os apoiantes do antigo presidente, Hosni Mubarak, pela violência ocorrida hoje num estádio de futebol, que causou 73 mortos e centenas de feridos, noticiou a AP.

Um representante da maior força política egípcia, eleito para o parlamento, Essam al-Erian, afirmou, através de um comunicado colocado no sítio do Partido Liberdade e Justiça na internet, que “os acontecimentos em Port Said foram planeados e são uma mensagem dos apoiantes do antigo regime”.

Os confrontos começaram depois de acabar o jogo de futebol entre o Al-Ahly, treinado pelo português Manuel José, e o Al-Masry.

Os confrontos começaram mal o árbitro deu por terminado o jogo, em que o Al-Masry impôs a primeira derrota da temporada ao Al-Ahly, com os adeptos a atirarem pedras, tochas e garrafas, tendo inclusive ferido alguns jogadores.

Manuel José revelou que foi atingido com pontapés e socos na cabeça e no pescoço: “Mal terminou o jogo tentei ir para as cabines, meteram seguranças à minha volta, mas ainda levei uns socos e pontapés na cabeça e no pescoço, mas estou bem”, afirmou Manuel José à SIC Noticias, revelando que foi transportado para um quartel fora da cidade de Port Said, no norte do país, enquanto os jogadores ficaram no balneário, mas estão bem.

O treinador, que lamentou as mortes já registadas, responsabilizou a polícia pelos acontecimentos no Estádio de Port Said, com capacidade para 18.000 espetadores

“A culpa é exclusivamente da polícia. Havia soldados e polícias em todo o estádio, mas mal acabou o jogo desapareceram todos. Foi o caos”, afirmou Manuel José, acrescentando que havia um clima de medo que estava a influenciar o árbitro.

“Vou repensar a minha vida, gosto muito de estar aqui, sou bem tratado por toda gente, mas não há condições”, lamentou Manuel José, de 65 anos, que está no Al-Ahly desde 2010, depois de duas passagens anteriores no clube do Cairo, a primeira entre 2001 e 2003 e a segunda entre 2004 e 2009.

Aquele que é um dos piores incidentes desportivos nas últimas décadas no Egipto estendeu-se já ao estádio do Cairo, onde se disputava o jogo entre o Al-Ismailiya e o Zamalek, com parte das bancadas a ser incendiada.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?