loading

Egito: UE espera investigação «imediata e independente» à tragédia de ontem

A União Europeia manifestou hoje choque e pesar pelos confrontos de quarta-feira em Port Said, Egito, no final de um jogo de futebol, e disse esperar uma investigação “imediata e independente” à tragédia.

Egito: UE espera investigação «imediata e independente» à tragédia de ontem

Numa nota divulgada em Bruxelas, a Alta Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e vice-presidente da Comissão Europeia, Catherine Ashton, informa que transmitiu às autoridades egípcias as suas mais sentidas condolência para o povo do Egito, e diz esperar que sejam investigadas as causas dos confrontos que provocaram 74 mortos.

“Espero que uma investigação imediata e independente faça luz sobre as causas deste acontecimento trágico”, escreve Ashton.

Também a comissária europeia responsável pelo Desporto, Androulla Vassiliou, afirmou-se “profundamente triste e chocada com as horríveis cenas e a perda de vidas a que se assistiu em Port Said”.

“Tal como com todos os desportos, o futebol pode provocar paixões intensas, mas os acontecimentos que vimos no estádio são absolutamente inaceitáveis”, declarou.

Setenta e quatro mortos e 188 feridos é o balanço oficial dos confrontos registados em Port Said, Egito, no final do jogo de futebol entre do Al-Ahly, treinado pelo português Manuel José, e o Al-Masry.

Os números foram avançados em comunicado pelo o Governo egípcio, que dá conta da morte de um polícia e da detenção de 47 pessoas, enquanto a Irmandade Muçulmana responsabilizou os apoiantes do antigo presidente, Hosni Mubarak, pelos atos de violência.

Um representante da maior força política egípcia, eleito para o parlamento, Essam al-Erian, afirmou, através de um comunicado colocado no sítio do Partido Liberdade e Justiça na internet, que “os acontecimentos em Port Said foram planeados e são uma mensagem dos apoiantes do antigo regime”.

Os confrontos que levaram a uma das maiores tragédias de sempre em eventos desportivas começou mal o árbitro deu por terminado o jogo em que o Al-Masry impôs a primeira derrota da temporada ao Al-Ahly (3-1), na 17.ª jornada do campeonato egípcio, com os adeptos a atirarem pedras, tochas e garrafas, tendo inclusive ferido alguns jogadores.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?