loading

Prémios Laureus: Tenista sérvio Novak Djokovic eleito desportista do ano

O tenista sérvio Novak Djokovic venceu hoje o galardão de desportista masculino do ano na cerimónia dos Prémios Laureus 2012, em Londres, enquanto o FC Barcelona (futebol) foi distinguido como melhor equipa.

Prémios Laureus: Tenista sérvio Novak Djokovic eleito desportista do ano
Futebol 365

Djokovic, líder do ''ranking'' mundial, foi premiado uma semana depois de ter ganho o Open da Austrália, tornando-se o quinto jogador da era Open a conquistar três títulos consecutivos em torneios do Grand Slam.

''Foi uma luta exigente, considerando a grandeza dos nomeados. Todos fizeram uma temporada extraordinária en 2011. Não posso pedir mais'', disse Djokovic, que, entre outros candidatos, superou o futebolista argentino Lionel Messi, do FC Barcelona.

O conjunto catalão foi reconhecido como melhor equipa de 2011, ano em que, sob o comando de Pep Guardiola, ganhou o campeonato espanhol e Liga dos Campeões.

A fundista queniana Vivian Cheruiyot, que se sagrou campeã mundial dos 5.000 e dos 10.000 metros no ano passado, foi eleita melhor desportista feminina.

Darren Clarke foi distinguido com o prémio regresso do ano. Aos 43 anos, o golfista norte-irlandês ganhou o seu primeiro ''major'', ao triunfar no Open Britânico.

O seu compatriota Rory McIlroy foi distinguido como revelação de 2011, depois de ter ganho o Open dos Estados Unidos, aos 22 anos, com oito pancadas de vantagem, tornando-se o segundo jogador mais jovem a vencer um dos quatro torneios do Grand Slam desde 1934.

O prémio de carreira foi atribuído ao ex-futebolista inglês Bobby Charlton, 54 anos depois de sobreviver ao desastre aéreo de Munique, que vitimou mortalmente oito elementos da equipa do Manchester United. O treinador dos ''red devils'', Alex Ferguson, recebeu o prémio em nome de Bobby Charlton, que teve de voltar a Inglaterra para se submeter a uma pequena cirurgia.

O atleta Oscar Pistorius, amputado nas duas pernas, ganhou o prémio destinado a deficientes. O sul-africano, especialista em 400 metros, ganhou a medalha de prata nos 4x400 nos campeonatos do mundo no ano passado, em Daegu, Coreia do Sul.

Os vencedores foram eleitos por 47 figuras internacionais que compõem a academia Laureus de desportos.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?