loading

Taça Portugal: Académica ultrapassa Oliveirense e está na final no Jamor

A Académica sofreu, mas garantiu hoje a sua quinta presença na final da Taça de Portugal de futebol com empate 2-2 na visita à Oliveirense, que representou condignamente a Liga Orangina.

Taça Portugal: Académica ultrapassa Oliveirense e está na final no Jamor

Com magra vantagem 1-0 na primeira mão, os ''estudantes'' estiveram duas vezes em desvantagem com golos de Clemente (18 minutos) e Adriano (26, de penalti), mas, em desafio emotivo e com ambiente fantástico, Marinho (20 e 55) foi ''matador'' e selou a presença no Jamor, a primeira vez após 1969: Nacional e Sporting discutem na quarta-feira quem acompanha a equipa de Coimbra.

Mesmo em campo emprestado, em Santa Maria da Feira, o 11.º classificado da Liga de Honra deu muita luta, sempre muito combativo e com ilusão reforçada pelas duas vezes em que esteve em vantagem, mas acabou por valer a maior experiência do oitavo da Liga dos ''grandes''.

Apoiados por 3.000 ruidosos seguidores, os ''estudantes'' assumiram o estatuto de favoritos e tomaram conta do jogo, mas as tentativas de Adrien (09), Marinho (10) e Fábio Luís (11) foram infrutíferas.

Três minutos depois de Ricardo (18) negar, por instinto, o golo a Adriano, os seus companheiros facilitaram nas marcações num lançamento lateral e a bola acabou em Clemente que, à meia volta, inaugurou o marcador (1-0).

A eliminatória esteve empatada pouco tempo, pois aos 20 Marinho aproveitou a ineficácia da defesa adversária para, também à meia volta, recolocar a equipa em vantagem na corrida ao Jamor (1-1).

A Oliveirense ficou a precisar de dois golos, mas não tardou a ficar mais próxima do objetivo: Hélder Cabral (27) travou Oliveira em cima da linha de área, mas o árbitro entendeu assinalar penalti - muito contestado - que Adriano converteu no 2-1.

A equipa de Pedro Emanuel ressentiu-se e andou algo perdida, mas o intervalo serenou-lhe os ânimos e a confiança regressou em alta com o empate.

Numa altura em que a Oliveirense cedia mais espaços em busca do terceiro golo, Adrien (55) iniciou um contra-ataque, Diogo Valente cruzou na esquerda e Marinho surgiu em velocidade ao segundo poste a empatar 2-2.

O tento praticamente selou a eliminatória, apesar da Oliveirense persistir no sonho, que poderia ter reacendido numa ''bomba'' de Ivan Santos (76) à trave.

Programa da jornada

Quarta-feira, 11 de Janeiro de 2012
Sporting - Nacional, 2 - 2

Quinta-feira, 12 de Janeiro de 2012
Académica - Oliveirense, 1 - 0

Terça-feira, 7 de Fevereiro de 2012
Oliveirense - Académica, 2 - 2

Quarta-feira, 8 de Fevereiro de 2012
Nacional - Sporting, 1 - 3

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?