loading

Taça de Portugal: Académica está na final do Jamor após 43 anos

A Académica, histórica vencedora da primeira edição (1938/39), garantiu hoje, 43 anos depois, um lugar na final da Taça de Portugal em futebol, que vai disputar pela quinta vez.

Taça de Portugal: Académica está na final do Jamor após 43 anos

Ao afastar a Oliveirense, da Liga de Honra, a formação de Coimbra vai voltar a 20 de maio (ou 23) ao Jamor, onde não marcava presença desde a célebre final de 1968/69, perdida para o Benfica e Eusébio, que resolveu no prolongamento (2-1).

Então, em plena crise estudantil, a final transformou-se “num dos maiores comícios de sempre contra o regime”, nas palavras do malogrado jornalista de A Bola Carlos Pinhão, citado pelo livro ''Académica, História do Futebol''.

No Jamor, a 22 de junho de 1969, na mais politizada final da Taça de Portugal de sempre, foram bem visíveis tarjas em que se pedia “Melhor ensino, menos polícias”, “Ensino para todos” ou “Universidade Livre”.

O clube não conquistou o “caneco”, perdendo a terceira final consecutiva (desaires em 1950/51 e 66/67, após o 4-3 ao Benfica, em 38/39), mas a Associação Académica de Coimbra conseguiu dar visibilidade às suas reivindicações e protestar contra as repressões de que os estudantes eram alvo.

Agora, mais de quatro décadas depois, a Académica volta ao Jamor, já com Portugal em liberdade, mas, curiosamente, também numa altura de grande tensão social, devido à política de austeridade, imposta pela Europa.

Rumo à final, o conjunto comandado por Pedro Emanuel esteve em grande plano sobretudo na eliminatória com o campeão nacional FC Porto, humilhado por 3-0 em Coimbra, na quarta ronda.

Em maio, no Estádio Nacional, a Académica vai ter pela frente o Nacional ou o Sporting, que se defrontam quarta-feira na Choupana, após o 2-2 de Alvalade.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?