O português Marco Fortes confirmou em Bydgoscz, na Polónia, o seu excelente momento de forma, ao bater de novo, por mais duas vezes, o recorde nacional do lançamento do peso, que elevou para 20,77 metros.
Terceiro no concurso de Bydgoscz, Fortes fez 20,74m no seu segundo ensaio, o que era recorde nacional por 17 centímetros – o anterior máximo era de 20,57m e bem recente, já que fora estabelecido a 27 de Janeiro em Chenmitz, Alemanha.
O lançador português conseguiu ainda duas marcas de excelente nível, com 20,66m e 20,56m metros, pelo que já superou por seis vezes, em apenas dois torneios, o máximo com que iniciou a época e fica muito próximo do seu recorde de Portugal ao ar livre, que é de 20,89m metros (em Agosto de 2011), o que augura uma boa época, em ano de Jogos Olímpicos.
Com esta marca, confirma também mínimo para os Mundiais de pista coberta, em Istambul, em Março (20,00m) e o mínimo A para os Jogos Olímpicos (20,50m). A prova foi ganha pelo campeão olímpico, o polaco Tomasz Majewski, com 21,05m, seguido pelo norte-americano Christian Cantwell (três vezes campeão do Mundo em pista coberta), com 20,96m.
O também norte-americano Reese Hoffa, também um ex-campeão do campeão do Mundo e que fora o vencedor em Chenmitz, com marca que lhe vale a liderança da época, foi agora apenas quarto posicionado.
Fortes sobe a oitavo melhor mundial do ano, terceiro europeu, numa lista liderada por Hoofa, melhor atleta de 2012, até ao momento, com 21,87m.
Marco Fortes volta a competir em Portugal na final do Nacional de clubes, no fim-de-semana, em Pombal, em que será um elemento em destaque na tentativa de o Benfica derrotar o rival Sporting e conquistar o título.