loading

Sub-20: Ilídio Vale faz balanço pouco positivo no aproveitamento dos jovens

O selecionador nacional de sub-20, Ilídio Vale, faz um balanço pouco positivo do aproveitamento dos futebolistas portugueses vice-campeões do mundo, sustentando que é necessário mudar mentalidades para potenciar o seu desenvolvimento.

Sub-20: Ilídio Vale faz balanço pouco positivo no aproveitamento dos jovens

Em entrevista à Agência Lusa na passagem dos seis meses sobre a final frente ao Brasil (derrota por 3-2), o treinador falou na necessidade de ''ajustamentos'' no panorama futebolístico nacional, nomeadamente a nível de ''mentalidade'', para que não haja medo em apostar no jogador português.

''Penso que é necessário criar condições onde seja possível promover o jogador português. Ou seja, criar espaços competitivos que permitam a sua evolução e melhorar a qualidade de preparação do atleta para o alto nível. É importante os clubes refletirem sobre o investimento que fazem na formação e na sua rentabilidade'', alertou.

Para Ilídio Vale, o último mundial da categoria evidenciou o facto de haver uma equipa capaz de competir ao mais alto nível para o sucesso.

''Houve uma equipa com jogadores que acreditaram ser possível serem campeões do Mundo. Eles mostraram que é possível e que não há barreiras, porque estas derrubam-se com trabalho. Neste momento, não se pode dizer que o balanço seja positivo. O que eu gostaria, e com certeza todos os jogadores, é que eles estivessem a competir ao mais alto nível'', enfatizou.

Recusando em falar de ''protecionismo'', o treinador defende que é necessário serem dadas as mesmas oportunidades aos jovens lusos como aos atletas estrangeiros, para que estes estejam ''preparados para competir ao mais alto nível'', tendo por base a superação diária no treino e em jogo.

''Não posso fechar as portas a jovens talentos estrangeiros, isso não é forma de estar no desporto. Estou muito mais preocupado e interessado em contribuir para que o jovem português esteja preparado para os desafios de alto nível. O jovem tem de se capacitar que tem de trabalhar no limite das suas capacidades, diariamente, para evoluir e ter uma carreira de sucesso e de elite'', asseverou.

Apesar de a maioria dos vice-campeões não estar a jogar com regularidade nas respetivas equipas, Ilídio Vale não tem dúvida da qualidade dos jogadores, que tudo farão para ''dar seguimento às suas prestações no Mundial''.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?