O antigo presidente da mesa da Assembleia-Geral (AG) do Vitória de Guimarães Pedro Xavier disse hoje à Agência Lusa que se conseguir reunir uma ''almofada'' financeira para os próximos meses será candidato à presidência do clube.
''Ainda está tudo em aberto. Tenho tido várias reuniões nos últimos dias e estou a tentar reunir todas as condições no sentido de avançar com uma candidatura. Sabemos que a situação é muito difícil, que teremos que fazer trapézio, mas queremos fazer trapézio com rede'', disse.
Pedro Xavier, que exerceu funções executivas nos mandatos de Pimenta Machado e foi presidente da mesa da AG na primeira direção de Macedo da Silva, está a tentar reunir ''uma `almofada' [financeira] para o período entre abril e julho'', meses em que o clube vai precisar de uma injeção de cerca de cinco milhões de euros para as necessidades imediatas de tesouraria.
''Se conseguir, avanço'', garantiu à Lusa.
O sócio vitoriano deixou ainda críticas à apresentação ''antes do tempo'' da candidatura de Júlio Mendes.
''Não conheço nenhum caso em que se apresenta publicamente uma candidatura antes de a entregar ao presidente da mesa da AG. E se não conseguirem as 300 assinaturas necessárias? Seria ridículo'', notou.
Pedro Xavier manifestou-se ainda ''totalmente contra'' a constituição de uma Sociedade Anónima Desportiva (SAD) ''nos moldes em que hoje foi apresentada'' por Júlio Mendes, porque ''entrega a maioria a investidores externos''.
''Não sou contra a criação de uma SAD, desde que a maioria fique nas mãos dos sócios'', frisou.
Instado sobre se, no caso de ser um dos candidatos, será partidário da criação de uma SAD, Pedro Xavier preferiu não comprometer-se e deixar a situação em aberto.
O prazo para apresentação das candidaturas termina a 01 de março (quinta-feira), às 18:00, mas Pedro Xavier quer decidir até segunda-feira (27 de fevereiro) se avança ou não, até para começar o processo de recolha de assinaturas.
As eleições estão marcadas para 31 de março e, além de Júlio Mendes, também Pinto Brasil, candidato derrotado nas últimas eleições, já apresentou a sua candidatura.