A 19.ª edição do Mundialito de Futebol feminino/Algarve Cup arranca quarta-feira com Japão e Estados Unidos, campeão e finalista vencido do último Mundial, a apresentarem-se como os principais favoritos, enquanto Portugal procura ser o melhor da “II Divisão”.
A seleção lusa, que é agora liderada por António Violante, está inserida no Grupo C, juntamente com a Hungria, Irlanda e País de Gales, equipa que defronta no seu encontro de estreia, no Parchal.
Numa competição que tem um modelo original e que separa as equipas de topo mundial das que detém um “ranking” mais baixo, de modo a não existirem resultados demasiado desequilibrados, Portugal poderá apenas aspirar ao sétimo lugar e para isso terá que vencer o seu grupo e derrotar o melhor quarto classificado dos Grupos A e B.
Mesmo assim, a tarefa da seleção não deverá ser fácil, já que é a equipa com o “ranking” mais baixo (43.º classificado) das participantes.
Na “poule” A estão os Estados Unidos, detentores do título e vencedores de sete das últimas nove edições, e que poderão no Algarve “vingar” a inesperada derrota sofrida na final do Mundial2011 frente ao Japão, nas grandes penalidades.
As norte-americanas defrontam as japonesas, que também estão no Grupo A, na última jornada (05 de março), no Estádio do Algarve, naquele que promete ser o jogo mais “quente” do Mundialito.
Do lado do Japão, que no ano passado foi terceiro classificado no Algarve, destaque para a presença de Homare Sawa, jogadora que no início do ano arrecadou a Bola de Ouro da FIFA.
No mesmo grupo estão ainda a Dinamarca e a Noruega, seleção que já liderou o ranking mundial mas que perdeu muito fulgor nos últimos anos.
No Grupo B, a Alemanha, segunda do “rankin”g, aparece como a grande favorita, mas terá a oposição da Islândia, equipa que tem surpreendido bastante nos últimos tempos e que no ano passado foi mesmo finalista da Algarve Cup. A Suécia também deverá ter uma palavra a dizer neste grupo, que inclui também a China.
Os vencedores dos agrupamentos A e B discutirão, entre si, a final do torneio, com os segundos classificados a lutarem pelo último lugar do pódio. Os terceiros classificados aspiram ao quinto posto.
No total, entre 29 de fevereiro e 7 de março, serão nove os estádios que irão acolher os jogos da Algarve Cup, espalhados pelos municípios de Albufeira, Faro, Lagos, Loulé, Olhão e Vila Real de Santo António.