loading

Mundialito Feminino: Japão e Estados Unidos iniciam primeira fase

O embate entre Estados Unidos e Japão é um dos principais atrativos da primeira fase do Mundialito de futebol feminino, a disputar a partir de quarta-feira no Algarve, que permite às seleções prepararem compromissos futuros, como os Jogos Olímpicos.

Mundialito Feminino: Japão e Estados Unidos iniciam primeira fase

Os responsáveis técnicos das duas seleções, que disputaram a última final do Campeonato do Mundo, em 2011, ganha pelo Japão, estiveram hoje na conferência de imprensa de antevisão do torneio algarvio e falaram das suas expetativas no grupo B e na prova.

A selecionadora norte-americana, Pia Sundhage, afirmou que um dos objetivos da participação no Mundialito feminino é perceber quem está em melhores condições de entrar na equipa inicial durante os Jogos Olímpicos.

''Temos tantas jogadoras boas que precisamos de perceber quem vai jogar na defesa e nas alas. Temos uma equipa muito compacta, com um bom conjunto de suplentes, por isso devem ver vários ‘onzes’ ao longo do torneio'', explicou a selecionadora norte-americana.

Como a equipa está no ''caminho e na preparação para os Jogos Olímpicos'', Pia Sundhage mostrou ter sentimentos mistos devido ao facto de a Liga norte-americana de futebol feminino ter sido suspensa para resolução de problemas legais, motivados pela disputa entre proprietários.

''Quando soubemos que não haveria Liga este ano, alterámos o nosso calendário, adicionámos algumas datas em Abril e Maio, que nos proporcionarão mais tempo de preparação do que o esperado. Mas por outro lado, temos a desvantagem de as jogadoras não terem tantos jogos realizados'', afirmou.

Pia Sundhage frisou que, normalmente, quando os Jogos Olímpicos fossem disputados, as suas jogadoras ''teriam nessa altura 10 jogos realizados, mas isso não vai acontecer'', e a solução encontrada pelos responsáveis dos Estados Unidos foi o de ''realizar jogos contra rapazes para dar minutos à equipa''.

Sobre o embate com o Japão, no dia 05 de março, no estádio Algarve, depois da derrota nas grandes penalidades no último Mundial, na Alemanha, Sundhage afirmou, em tom de brincadeira, que os Estados Unidos ''adoram jogar contra elas''.

''Vai ser excitante jogar contra a melhor equipa do Mundo, que não precisa de motivação extra, porque cada vez que entra em campo dá tudo para vencer. E nós vamos também tentar vencer'', afirmou.

Já o selecionador japonês, Norio Sasaki, disse estar muito satisfeito por voltar a disputar o torneio algarvio, que é uma boa forma de preparar a equipa para os confrontos que as campeãs mundiais têm no futuro próximo.

Perante um ''batalhão'' de fotógrafos nipónicos, e com uma tradução que deixou alguma coisa a desejar, o técnico garantiu que o grande objetivo ''é conseguir bons resultados, mas sempre sem esquecer a preparação da equipa''.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?