A seleção de futebol da Guiné-Bissau, treinada pelo português Luís Norton de Matos, defronta hoje os Camarões em Bissau para a pré-eliminatória do campeonato africano das nações de 2013, a realizar na África do Sul.
O jogo, que se realiza a partir das 16:00 (mesma hora em Lisboa) desperta uma grande curiosidade, sobretudo pela presença das estrelas da seleção camaronesa, como é o caso de Alexandre Song, jogador do Arsenal de Londres, da Inglaterra, ou Stéphane Mbia, do Marselha, de França
No entanto, o facto de Samuel Eto'o não poder jogar, devido a um castigo que lhe foi imposto pela Federação dos Camarões, tem sido lamentado pelos adeptos guineenses e o próprio Norton de Matos diz gostar que a estrela camaronesa e mundial estivesse no jogo.
''Encaro o jogo com uma grande expetativa porque vamos jogar com uma das equipas grandes de África. As pessoas confundem os Camarões com o Eto'o e eu, sinceramente, preferia que o Eto'o jogasse porque estão aqui jogadores do campeonato francês de vários clubes, outros que jogam na Alemanha, vamos ter pela frente uma equipa fortíssima'', afirmou Norton de Matos.
O selecionador português que orienta a Guiné-Bissau diz que gostava de fazer um bom resultado, mas também reconhece a vantagem dos Camarões.
''Temos que reconhecer o favoritismo dos camarões mesmo que não consigamos fazer um bom resultado, mas este tipo de jogo faz-nos crescer, mas gostaríamos de poder fazer um bom resultado no nosso estádio'', frisou Norton de Matos, cuja base da seleção é formada por jogadores que atuam em Portugal.
Zezinho (Atlético), Cícero (Paços de Fereira), Eridson (Portimonense) e Ivanildo (Olhanense) são, entre outros, as esperanças da Guiné-Bissau para enfrentar os Camarões no estádio Lino Correia, com capacidade para acolher cinco mil pessoas.