Benfica e FC Porto vão disputar hoje o “clássico” mais estrangeiro das últimas 15 épocas entre ambos, com apenas dois portugueses a entrarem de início no encontro que abre a 21.ª jornada da Liga portuguesa de futebol.
Os portistas Rolando e João Moutinho são os únicos representantes lusos nos alinhamentos iniciais das duas equipas, fazendo com que este seja o clássico com mais jogadores nascidos fora de Portugal, desde 1996/1997, época em que deixou de haver limitação de estrangeiros por equipa.
Do lado dos “encarnados”, Jorge Jesus aposta num “onze” totalmente estrangeiro (Artur, Maxi Pereira, Luisão, Garay, Emerson, Javi Garcia, Witsel, Gaitán, Aimar, Nolito e Cardozo), enquanto Vítor Pereira chamou nove “forasteiros” à equipa titular portista (Helton, Otamendi, Maicon, Álvaro Pereira, Fernando, Lucho González, Hulk, Janko e Djalma).
Assim sendo, dos 22 jogadores que entrarão de início no Estádio da Luz, 20 serão estrangeiros, mais um do que aconteceu no encontro da primeira volta, no Dragão, que tinha estabelecido o anterior recorde num clássico.
Nesse jogo, da sexta jornada (2-2), o treinador do FC Porto entregou a titularidade aos brasileiros Helton, Fernando, Kléber e Hulk, aos uruguaios Fucile e Álvaro Pereira, ao argentino Otamendi e ao colombiano Guarín.
Do outro lado, à semelhança do que acontece esta noite, o técnico benfiquista fez entrar um “onze” 100 por cento estrangeiro - algo inédito até àquela data - com os brasileiros Artur, Luisão e Emerson, os argentinos Garay, Aimar e Gaitán, os espanhóis Javi Garcia e Nolito, o uruguaio Maxi Pereira, o belga Witsel e o paraguaio Cardozo.
Por outro lado, o clássico da segunda volta da época 2002/2003 foi aquele em que se registou o menor número de atletas nascidos fora de Portugal nos “onzes” iniciais (seis), já que José Mourinho e Jose Antonio Camacho elegeram, cada um, três atletas forasteiros.
As “águias” escolhidas para esta noite fazem jus à tendência das últimas 15 temporadas, pois, em 31 jogos disputados, foram 19 aqueles em que o Benfica apresentou mais atletas estrangeiros do que o rival portista, que tem apenas cinco partidas nessa condição, registando-se ainda sete “igualdades”.
Benfica e FC Porto, em igualdade pontual, jogam hoje o clássico da 21.ª jornada da Liga portuguesa, a partir das 20:15.