loading

China: Super Liga começa no sábado, duas equipas orientadas por portugueses

A Super Liga chinesa começa no próximo sábado com um número recorde de técnicos estrangeiros, entre os quais os portugueses Jaime Pacheco e Nelo Vingada, que estão à frente do Beijing GuoAn e do Dalian Shide, respetivamente.

China: Super Liga começa no sábado, duas equipas orientadas por portugueses
Futebol 365

Pela primeira vez desde que a China autorizou a profissionalização do futebol, há 20 anos, apenas três das 16 equipas que disputam a prova são orientadas por locais e, num caso destacado pela imprensa oficial, a equipa técnica estrangeira ganha 40 vezes mais do que um treinador chinês.

O caso diz respeito ao francês Jean Tigana e adjuntos, contratados pelo Xangai Shenhua por três milhões de euros.

Este ano, o Xangai Shenhua já contratou também o ex-internacional francês Nicolas Anelka e, segundo o jornal China Daily, está a tentar contratar Didier Drogba.

Mas a equipa considerada mais rica é o Guangzhou Evergrande, que na época passada ganhou a Super Liga, com uma vantagem de 15 pontos sobre o segundo classificado, o Beijing GuoAn, orientado por Jaime Pacheco.

Além de três jogadores brasileiros, entre os quais dois dos melhores marcadores de 2011 - Muriqui (ex-Atlético Mineiro) e Cleo (ex-Partizan, de Belgrado) -, o plantel do campeão chinês inclui o médio argentino Conca, contratado ao Fluminense, e o sul-coreano Won-hee Cho.

O presidente e proprietário do Guangzhou Evergrande, Xu Jiayin, é um dos empresários mais ricos da China, com uma fortuna estimada em 43 mil milhões de yuan (5,18 mil milhões de euros).

Quando comprou o clube, em 2010, Xu Jiayin contratou também o técnico sul-coreano Jang Soo Lee, que em fevereiro passado obteve mais um troféu, a Supertaça da China, ao bater por 2-1 o vencedor da Taça da Federação chinesa, o Tianjin.

No primeiro jogo da Super Liga de 2012, o Beijing GuoAn recebe o Guangzhou R&F, que ascendeu este ano à primeira divisão, e o Dalian Shide também joga em casa, frente ao Changchun.

É a segunda temporada consecutiva de Jaime Pacheco e Nelo Vingada na China, mas, no segundo caso, a experiência só começou no verão passado, quando o Dalian Shide corria o risco de descer à segunda divisão.

Sob a direção de Nelo Vingada, o Dalian Shide evitou a despromoção e, entretanto, Jaime Pacheco foi considerado ''o treinador do ano'' na China pelo mais importante semanário desportivo do país.

Apesar de ter herdado uma equipa desfalcada dos seus melhores jogadores e desmoralizada pelo modesto quinto lugar alcançado na época anterior, o antigo treinador do Boavista conseguiu elevar o Beijing GuoAn ao segundo lugar da tabela e qualificar-se para a Liga dos Campeões Asiáticos.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?