A Assembleia-Geral da Liga (AG) de Clubes aprovou hoje o alargamento do principal campeonato de futebol para 18 clubes, mas ainda sem acordo quanto ao regime de subidas e descidas, estando ainda em curso a reunião magna.
A proposta de Mário Figueiredo, presidente da Liga, foi aprovada com 31 votos a favor (nove da Liga e 13 da Honra), 15 contra (6-3) e duas abstenções (um clube da Liga).
A votação foi secreta, mas FC Porto e Nacional da Madeira revelaram estar contra em declaração de voto apresentada ao presidente da Mesa da AG.
Segundo fonte da Liga, o Nacional da Madeira quer impugnar a aprovação do alargamento, justificando-o com o facto de pretender inscrever uma equipa B na Liga de Honra, na próxima época, o que não será aceite pela Liga, conforme os regulamentos aprovados recentemente.
O regime transitório de subidas e descidas entre competições profissionais, conforme proposto por Mário Figueiredo, recebeu 29 votos contra e 19 a favor, estando a AG ainda a decorrer em função da análise de outras propostas nesse sentido.
A proposta da Direção da Liga preconizava a realização de uma ''liguilha'', disputada entre os dois últimos classificados do campeonato principal e os terceiro e quarto da Honra, no final da presente temporada.
Mesmo com o alargamento aceite por maioria, só a aprovação de um regime transitório o poderá materializar, contando ainda com a necessidade de anuência da Federação Portuguesa de Futebol, com quem a Liga terá de assinar um novo contrato para a organização das provas profissionais.