O experiente treinador de futebol Manuel Cajuda tornou-se hoje o 12.º protagonista de uma ''chicotada psicológica'', a terceira vivida esta época na União de Leiria, atual ''lanterna vermelha'' da Liga portuguesa.
Cajuda terminou assim a ligação ao clube do Lis, após três derrotas seguidas no campeonato que deixaram a equipa na 16.ª e última posição, a dois pontos do Feirense e a cinco de Vitória de Setúbal e Beira-Mar.
Ao todo, desde que tomou o comando técnico da União de Leiria, Cajuda alcançou três triunfos, três empates e 10 derrotas, após ter substituído Vitor Pontes, o qual já tinha sucedido a Pedro Caixinha.
Rui Bento, entretanto substituído por Ulisses Morais no Beira-Mar, tinha sido a 11.ª ''vítima'' de resultados à 20.ª jornada, duas semanas depois de Bruno Ribeiro ter saído do Vitória de Setúbal e de Domingos Paciência ter abandonado o comando técnico do Sporting.
O Vitória de Guimarães foi o primeiro conjunto a mudar de técnico, logo na primeira jornada. A goleada frente ao Atlético de Madrid (4-0) e a derrota com o FC Porto (1-0) precipitaram a saída de Manuel Machado.
Basílio Marques tomou conta da equipa até à terceira jornada, altura em que foi rendido por Rui Vitória, principal responsável da escalada da formação vimaranense da zona de despromoção até ao recente sexto lugar na Liga.
A “chicotada” no Vitória de Guimarães obrigou a outra mudança de treinador, com Luís Miguel a substituir Rui Vitória no Paços de Ferreira, que, após 11 jornadas, voltou a ficar sem treinador.
Pela segunda vez, e no espaço de oito jornadas, o Paços de Ferreira voltou a substituir o treinador, tendo Luís Miguel cedido o seu lugar a Henrique Calisto, que regressou a Portugal após treinar no Vietname.
Henrique Calisto orientou durante cerca de uma década tanto a seleção como vários clubes vietnamitas e regressou a Portugal precisamente para o último clube que treinou, entre 1998 a 2000.
A terceira jornada da Liga ditou as saídas de Basílio Marques (Vitória de Guimarães) e Rui Vitória (Paços de Ferreira), além de Caixinha, na União de Leiria, o qual foi contratado depois, à nona ronda para o lugar de Ivo Vieira no Nacional da Madeira.
O Olhanense protagonizou a oitava “chicotada psicológica” da presente temporada, rescindindo com Daúto Faquirá a 29 de dezembro, com 13 jornadas realizadas, e apresentando como substituto Sérgio Conceição.
Alterações de técnicos em 2011/2012:
Jor. Clube Sai Entra
1.ª Vit. Guimarães Manuel Machado Basílio Marques a)
3.ª Vit. Guimarães Basílio Marques a) Rui Vitória
3.ª Paços Ferreira Rui Vitória Luís Miguel
3.ª União Leiria Pedro Caixinha Vítor Pontes
6.ª União Leiria Vítor Pontes Manuel Cajuda
9.ª Nacional Ivo Vieira Pedro Caixinha
11.ª Paços Ferreira Luís Miguel Henrique Calisto
13.ª Olhanense Daúto Faquirá Sérgio Conceição
18.ª Sporting Domingos Paciência Sá Pinto
18.ª Vit. Setúbal Bruno Ribeiro José Mota
20.ª Beira-Mar Rui Bento Ulisses Morais
22.ª União Leiria Manuel Cajuda Ainda por conhecer
a) - Técnico interino.