David Blanco, o ciclista mais importante da última década na Volta a Portugal, está desde hoje de regresso para tentar ganhar a sua quinta amarela e tornar-se no recordista de vitórias da mais importante prova velocipédica nacional.
Há dois anos, David Blanco ganhou a sua quarta Volta a Portugal em bicicleta, igualou o recorde de Marco Chagas e decidiu partir. Sem nada mais para provar no pelotão nacional, experimentou o regresso ao ciclismo de alto nível na ambiciosa Geox, que viu a ambição esfumar-se numa única temporada, coroada mais com insucessos do que com sucessos.
''Arrependo-me do que não faço. Na vida há que tomar decisões e tomei essa, como podia ter tomado outra. No Tavira as coisas estavam complicadas'', recordou em fevereiro numa entrevista à agência Lusa, definindo a época 2011 como boa em termos económicos e ''um autêntico desastre'' a nível desportivo: ''Como as coisas iam correndo mal eu forçava mais a situação. E, no final, em vez de parar a bola e começar a jogar outra vez, a bola estava sempre perdida pela relva''.