O suíço Roger Federer, vencedor do torneio de Indian Wells, aproximou-se do espanhol Rafael Nadal, segundo da hierarquia mundial na classificação da Associação de Tenistas Profissionais (ATP), enquanto os lusos Machado e Gil subiram algumas posições.
Federer ficou agora a 925 pontos de Nadal, o qual também reduziu um pouco a desvantagem face ao “número 1” mundial, o sérvio Novak Djokovic, embora a grande distância.
Rui Machado, apesar de estar a recuperar de lesão e de se ter ficado pela primeira eliminatória nos sete torneios disputados, ocupava há duas semanas ocupava a 83.ª posição e ascendeu hoje ao 80.º posto.
Frederico Gil, por seu turno, “galgou” uma posição, do 86.º para o 85.º lugar da lista da ATP, ao passo que João Sousa é o terceiro melhor português do “ranking”, no 177.º posto, apesar de ter cedido três lugares desde há duas semanas.
O norte-americano John Isner, batido por Federer na final de Indian Wells, alcançou o “top-10” e o argentino Juan Martin del Potro “caiu” para o 11.º lugar da hierarquia.
No ''ranking'' feminino, a bielorrussa Viktoria Azarenka consolidou a sua liderança, com o triunfo em Indian Wells, o seu quarto troféu na presente temporada, enquanto a russa Maria Sharapova, que foi batida novamente por Azarenka, permanece no segundo posto.
A portuguesa Michelle Brito caiu cinco lugares para o 144.º posto, enquanto Maria João Koehler subiu um, ocupando atualmente o 209.º lugar da hierarquia.