O princípio do “fair-play” financeiro dos clubes de futebol aprovado pela UEFA recebeu o apoio do vice-presidente da Comissão Europeia e Comissário da Concorrência, Joaquin Almunia, revelou hoje o organismo.
“Apoio plenamente os objetivos da UEFA no que concerne ao princípio do ‘fair-play’ financeiro, porque acredito que é essencial para os clubes de futebol ter uma base financeira sólida”, defendeu Joaquin Almunia, em comunicado divulgado pela UEFA.
As regras sugeridas pela UEFA vão proteger os interesses não só dos clubes como dos jogadores, defendeu ainda Joaquim Almunia, que felicitou o presidente do organismo que tutela o futebol europeu, Miguel Platini, pela forma como liderou este processo.
Michel Platini adianta no mesmo comunicado ter ficado ''muito satisfeito por a UEFA e pela Comissão Europeia terem dado um passo decisivo comum no assegurar de um futuro estável e próspero para o futebol europeu e para a comunidade futebolística em geral”.
A regra do “fair-play” financeiro, que entra em vigar na época 2013/2014, é simples e, basicamente, determina que um clube não pode gastar mais do que ganha e impõe sanções que podem variar de multas a exclusão das competições europeias da UEFA.