Marco Polo del Nero, presidente da Federação do Estado de São Paulo, foi o escolhido para ocupar o lugar de Ricardo Teixeira no Comité Executivo da FIFA, anunciou hoje a Confederação Sul-Americana de futebol (Conmebol).
Del Nero, advogado de 71 anos, foi nomeado dois dias depois de a FIFA exigir que Ricardo Teixeira fosse substituído “imediatamente” no Comité Executivo, depois de este ter renunciado ao cargo na segunda-feira.
O presidente da Federação de São Paulo junta-se assim ao paraguaio Nicolas Leoz, presidente da Conmebol, e a Julio Grondona, presidente da Federação argentina desde 1979, no Comité Executivo da FIFA.
Uma semana depois de se ter demitido da presidência da CBF e da direção do Comité Organizador do Mundial2014 (COL), Ricardo Teixeira enviou uma carta à Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) a renunciar ao cargo que exercia na FIFA por intermédio da “quota” do organismo sul-americano.
Na missiva enviada à Conmebol, e divulgada pelo organismo, Ricardo Teixeira alegou motivos particulares para deixar o cargo que ocupava desde 1994.
O ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tinha mais dois anos pela frente no cargo de membro do Comité Executivo da FIFA, por inerência da Conmebol, que desempenhava desde 1994.
A 12 de março, Ricardo Teixeira renunciou ao cargo de presidente da CBF e do COL depois de nos últimos meses ter sido alvo de críticas em relação à forma como geria a federação e às divergências que mantinha com o governo de Dilma Rousseff no que diz respeito à organização do Mundial de 2014.