O piloto português André Couto inicia este fim de semana, na pista japonesa de Okayama, mais uma temporada do campeonato de GT500 aos comandos de um Lexus SC430 da Lexus Team Bandoh, fazendo equipa com o japonês Seiji Ara.
Em declarações à agência Lusa, André Couto falou da sua nova equipa e da estreia em provas japonesas com os pneus Yokohama que equipam também uma formação da Nissan no mesmo campeonato.
''Fizemos alguns testes de inverno e fomos muito rápidos à chuva, rápidos ao ponto de podermos discutir a vitória numa prova, mas em piso seco estávamos mais lentos, entre os sexto e 11.º tempos'', explicou o piloto, que tem residência em Macau.
A poucos dias dos primeiros treinos a sério e da primeira prova, André Couto lembra também que os testes ''são excelentes momentos'' para testar afinações e vários tipos de pneus, mas quando se vai para a pista numa prova ''é tudo diferente''.
''Podemos fazer uma excelente volta nos treinos e ficar na frente, mas o tipo de borracha que escolhemos para a qualificação tem de ser a mesma que usamos no primeiro turno da prova e fazer 150 quilómetros - metade da corrida - não é o mesmo que uma volta'', recordou.
Pelo nono ano a competir nos Turismos japoneses, André Couto - que já foi vice-campeão da prova em 2004 - salienta que ''há que escolher bem a mistura de borracha para poder ganhar posições logo no primeiro turno e perceber que tipo de pneu usar no segundo turno''.
''Pode ganhar a corrida quem souber gerir melhor estas opções ou tiver pneus mais adaptados para as condições do tempo na altura, mesmo que não se tenha o melhor carro ou não se seja o piloto mais rápido em prova'', explicou.
Para 2012 e muitos quilómetros de treinos feitos, André Couto que ''tentar evoluir'' a cada prova e ''ajudar a equipa'' a conquistar o maior número de pontos possível.
''Vamos pensar corrida a corrida. Conhecemos as pistas e os carros, mas é um campeonato muito competitivo e temos de tentar ser constantes, potenciar os circuitos onde podemos arrecadar mais pontos e lutar para andar mais na frente e conquistar o melhor lugar com aquilo que vamos conseguindo em cada prova''.
O GT500 japonês integra nove corridas, uma das quais em Sepang, na Malásia.
Para a temporada 2012, André Couto foi já contactado pela organização que pretende continuar a promover, prova a prova e com o apoio de pilotos e marcas - Honda, Nissan e Toyota - a angariação de medula óssea nos circuitos e junto do público, uma causa que abraçou quando o filho Afonso - que não venceu a doença - foi diagnosticado com leucemia.
''Vamos continuar a promover e se dentro da pista somos adversários, nesta causa trabalhamos todos para o mesmo lado e com o mesmo objetivo e por isso pilotos e marcas vão dar as mãos e visitar hospitais próximos das pistas para proporcionar um dia diferente às crianças ali internadas, especialmente aquelas que estão na área de oncologia'', concluiu.