As principais ligas de futebol profissional reuniram-se hoje em Manchester, num encontro histórico que marcou o lançamento oficial da Associação Mundial de Ligas, cujo objetivo passa por desenvolver uma relação de união entre todo o futebol profissional.
O lançamento ocorreu com a nomeação dos cinco primeiros membros fundadores, que são a Associação Europeia de Ligas de Futebol Profissional (EPFL), a Premier League Soccer Sul-Africana, a Major League Soccer dos Estados Unidos da América (MLS), a Liga Profissional Tailandesa (THAI) e a Liga dos Emirados Árabes Unidos.
O atual diretor executivo da EPFL, o português Emanuel de Medeiros, foi eleito para desempenhar iguais funções na nova Associação Mundial de Ligas Profissionais, cujo conselho de administração será constituído por 11 membros, seis da EPFL e os cinco restantes dos outros membros fundadores.
A nova associação tem como objetivo salvaguardar os interesses e ser a principal voz das ligas profissionais de futebol a nível mundial, protegendo os valores positivos do jogo e promovendo o desenvolvimento da modalidade em todo o Mundo, com a realização de conferências e outros eventos em cooperação com a FIFA e outras entidades desportivas (Confederações, FIFPro, COI).
O Congresso inaugural será organizado pela Premier League tailandesa, presidida por Worawi Makudi, na Tailândia, em setembro de 2012, no qual serão ratificadas a constituição da Associação e do Conselho de Administração recém-nomeado.