loading

Blatter anuncia que FIFA vai mudar forma de investigar corrupção

O presidente da FIFA, Joseph Blatter, anunciou hoje que o organismo vai mudar a forma como investiga a corrupção no futebol mundial.

O dirigente revelou no seu twitter que o comité executivo da FIFA aprovou “um comité de ética com duas instâncias”, com departamentos separados para investigar e processar os casos.

A atual instância única do comité da FIFA não conseguiu reunir provas suficientes para julgar as alegações de fraude eleitoral para a atribuição dos mundiais de 2018 e 2022.

“É um dia histórico para o processo de reforma da FIFA”, escreveu Blatter sobre a proposta, que deverá ser ratificada pelos 208 membros da FIFA no congresso de 25 de maio em Budapeste.

A remodelação do processo de investigação da FIFA foi aconselhada pelo consultor anticorrupção Mark Pieth, nomeado em novembro para sugerir formas de melhorar a transparência e governo do organismo que lidera o futebol mundial.

Ainda assim, Pieth defende que é “crucial” que haja elementos estranhos à “família do futebol” a assumir posições chave nos órgãos oficiais da FIFA, o que contrasta com o já anunciado pelo organismo que gere o futebol mundial, que disse que o novo comité de ética seria eleito no seio do seu próprio congresso.

Pieth reuniu com a comissão executiva para apresentar as recomendações do painel de 13 elementos que o próprio lidera. Este grupo examinou a forma como a FIFA investigou alegadas fraudes e subornos para entender como funciona a instituição.

A semana passada, Mark Pieth disse que a sua equipa não ficou contente com o rigor no trabalho de investigação da FIFA .

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?