O australiano Casey Stoner (Honda) começa no domingo, na noite do Qatar, a defesa do seu segundo título de MotoGP, categoria rainha do Mundial de motociclismo, frente a quatro antigos campeões.
''Estou desejoso por começar a época e por lutar por mais um Campeonato do Mundo'', afirmou Stoner, antevendo o arranque da temporada, em Doha, onde conquistou quatro ''pole positions'' e quatro vitórias nas seis corridas disputadas.
O Mundial de 2012, que passará por Portugal a 6 de maio na terceira das suas 18 corridas, apresenta-se ''aditivado'' com a introdução de motores de 1000cc, em substituição das anteriores 800cc, com 21 pilotos, entre os quais o italiano Valentino Rossi (Ducati), heptacampeão, o espanhol Jorge Lorenzo (Yamaha), campeão em 2010, e o norte-americano Nicky Hayden (Ducati), vencedor em 2006.
Stoner, que venceu metade das corridas em 2011, vai ser secundado na Honda pelo catalão Dani Pedrosa que, após um título mundial em 125cc, dois em 250cc e o quarto posto da época passada na categoria máxima, não poderá ser excluído da luta pelo primeiro lugar, caso consiga uma época regular.
''Cada ano é diferente e há sempre vários obstáculos a ultrapassar ao longo da temporada. Fiz boas e más corridas no passado, mas uma grande parte destes resultados é determinada pela forma como nos preparamos no Inverno. Trabalhei bem este ano, fiz uma boa pré-época com a moto e com o treino físico. Espero que desta vez a sorte esteja do meu lado para poder fazer um bom campeonato'', afirmou Pedrosa.
Na categoria Moto2, o espanhol Toni Elias, que se sagrou campeão em 2010 e avançou para a classe superior, regressou após uma época em MotoGP e é o principal favorito à sucessão do alemão Stefan Brandl, que fez o percurso inverso.
Em Moto3, o português Miguel Oliveira, de 17 anos, fará a sua segunda temporada no ''circo'', com o objetivo de melhorar o 14.º lugar de 2011 e subir acima do sétimo numa corrida.
A correr com uma Honda e com número 44, Oliveira vai disputar uma categoria em que os melhores tempos da pré-temporada pertenceram ao espanhol Maverick Vinales, terceiro no campeonato de 125cc em 2011, ao britânico Danny Kent, ao alemão Sandro Cortese e ao ''rookie'' italiano Romano Fenati.
O Mundial começa este fim de semana com o Grande Prémio noturno do Qatar e termina a 11 de novembro em Valência, em Espanha, país que volta a acolher quatro provas durante a temporada.