A “regra dos três A”, atitude, amizade e alegria, explica a invencibilidade do Monte do Trigo, que disputa o distrital de Évora em futebol e que pode alcançar, no sábado, o feito histórico de 40 jogos consecutivos sem perder.
Com “a regra dos três A” e “com a qualidade” do plantel “é meio caminho andado” para o Monte do Trigo conseguir “alcançar os objetivos”, revela à agência Lusa o treinador da equipa alentejana, Jorge Ribeiro.
O Grupo Desportivo de Monte do Trigo, clube da freguesia com o mesmo nome, no concelho de Portel, soma esta época 26 jogos sem conhecer o sabor da derrota, 23 na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Évora (AFE) e três na taça distrital.
A última derrota do Monte do Trigo remonta a 22 de janeiro de 2011, quando perdeu em casa com o Calipolense (Vila Viçosa), também da Divisão de Honra da AFE, por 3-2, nos quartos de final da Taça Distrito de Évora, terminando os últimos 13 jogos da época passada sem perder.
O capitão de equipa, José Ramalho, de 32 anos, já veste a camisola do clube há mais de uma década e não se lembra de uma temporada assim: “Já tivemos épocas boas, mas, como esta, é a primeira”.
“Assim de repente não me estou a recordar da última derrota”, confessa, referindo que a equipa tem conseguido “bons resultados” e que “ainda não foi derrotada desde que o ‘mister’ Jorge Ribeiro entrou para a equipa técnica”.
Orgulhoso do percurso do Monte do Trigo está também o guarda-redes Duarte Zambujo, que considera que está a ser uma temporada “bastante positiva a todos os níveis”, sobretudo, no que toca à defesa.
Argumentando que “quando os avançados defendem bem, os defesas vão defender ainda melhor”, o atleta, a quem muitos já lhe chamam “o Rui Patrício ou o Artur de Monte do Trigo”, reconhece que a equipa tem também “a tal sorte que tanto se fala no futebol”.
“É preciso sorte para ganhar certos jogos, mas a sorte vem com o trabalho. Está tudo ligado”, diz.
À semelhança dos futebolistas, o treinador Jorge Ribeiro, que se estreou há pouco mais de um ano como técnico principal, assume que “as coisas estão a correr bem” e espera “acabar o campeonato sem conhecer o sabor da derrota”.
Jorge Ribeiro afirma que o segredo para o sucesso da equipa passa pelos atletas: “já os conhecia a quase todos e é importante conhecer primeiro, atingir o lado humano da pessoa e, só depois, pegar no jogador”.
A uma vitória de conquistar o campeonato, o treinador dos alentejanos “não baixa os braços” e quer ganhar a Taça Distrito de Évora e terminar a época com o melhor marcador, melhor ataque e melhor defesa.
A invencibilidade do Monte do Trigo vai ser “testada”, no sábado, frente ao Escouralense, nas meias-finais da Taça Distrito de Évora.