loading

Espanha omnipresente: situação pontual ou duradoura?

O futebol espanhol atravessa, indiscutivelmente, o melhor período da sua História. Das oito equipas com direito a participar nas competições europeias, cinco estão presentes nas meias-finais da Liga dos Campeões e da Liga Europa.

Espanha omnipresente: situação pontual ou duradoura?
Futebol 365

Na maior prova do futebol europeu, Barcelona e Real Madrid assumem-se como os grandes favoritos, com alguma vantagem para os catalães.

Se, por um lado, a opinião pública diz que a equipa de Lionel Messi massacrará um Chelsea muito curto para estas andanças, por outro, ao Real Madrid prevê-se uma tarefa complicada, frente a um Bayern Munique em grande forma e com vontade de disputar a final da prova no seu próprio estádio.

Na Liga Europa, o Atlético de Bilbau continua a surpreender tudo e todos. Marcelo Bielsa só precisou de jogadores bascos e de um orçamento microscópico para eliminar Manchester United e Schalke 04.

Segue-se o Sporting nas meias-finais e que, na minha opinião, terá muitas dificuldades para travar o futebol pensado do adversário.

No outro jogo, mais um duelo espanhol. Valência e Atlético de Madrid garantirão pelo menos uma equipa espanhola na final da prova. Os valencianos são a equipa mais consistente da Liga BBVA, logo depois do Barça e do Real, e o Atlético ganhou nova força depois da chegada de Simeone, que tem construído uma equipa à sua imagem.

Contas feitas, não será de espantar se virmos duas finais de duas competições europeias com apenas equipas provenientes do nosso país vizinho. Porquê?

Em relação ao Barcelona, nada de novo. Os catalães são a melhor equipa do mundo e dominam o futebol mundial há três anos, com uma forma de jogar que revolucionou e continuará a revolucionar a modalidade.

O Real Madrid, impulsionado por José Mourinho e Cristiano Ronaldo, tem-se aproximado a passos largos do seu rival de sempre, chegando a duas meias-finais seguidas da Liga dos Campeões. Já as equipas da Liga Europa, na minha opinião, servem-se de um à vontade em termos internos para concentrar energias nas competições internacionais.

Com as contas do título a serem entregues logo no início a Barça e Real, o Valência, o Atlético de Madrid e o Atlético de Bilbau tentam de imediato colocar-se em boa posição para atingir o apuramento para as provas europeias, não dando azos a outros voos.

Por isso me pergunto. Será este domínio espanhol duradouro? Para mim, durará até quando o Barcelona de Guardiola e o Real Madrid de Mourinho durarem.

Depois dessa rivalidade, que leva as suas equipas a jogar nos limites, o grau de competitividade descerá, o que permitirá à segunda linha do futebol espanhol aproximar-se da primeira, dando mais azo à competição em termos internos e tirando fôlego nas competições internacionais. Estaremos cá para ver!

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?