As três décadas de presidência de Pinto da Costa no FC Porto “ficam marcados por relevantes sucessos que prestigiam o clube e o Desporto português”, disse à Agência Lusa o secretário de Estado do Desporto e da Juventude.
Alexandre Mestre enalteceu o presidente portista, que terça-feira celebra o 30.º aniversário da sua primeira eleição, sublinhando o “percurso marcante, duradouro e indissociável do caminho de um prestigiado clube, com mais de 100 anos de história e um assinalável legado desportivo e social”.
Para Alexandre Mestre, a presidência de Pinto da Costa (eleito a 17 de abril de 1982) tem enfoque no futebol, “mas também em múltiplas modalidades, num contexto salutar de ecletismo”.
“Esse prestígio foi, gradualmente, ultrapassando as fronteiras do País, tantas e tamanhas foram as conquistas obtidas em competições internacionais”, referiu o secretário de Estado na nota enviada à Agência Lusa.
Na mesma, o governante refere que “o património do clube também cresceu muito e bem nas últimas três décadas”, destacando ainda que, sob a liderança de Pinto da Costa, foi introduzido o Desporto Adaptado, em 1986.
Para Alexandre Mestre, tratou-se de uma “marca que reflete a evolução do desporto no seu todo e o acompanhamento, por Portugal, dos padrões internacionais de boas práticas a nível de inclusão social”.