O ministro do Desporto da Polónia entre 2006 e 2007, Tomasz Lipiec, foi hoje condenado a três anos e meio de prisão por corrupção, anunciou o tribunal regional de Varsóvia.
Segundo a sentença lida pela juíza Ewa Grochowska-Szmitkowska, o polaco de 41 anos foi também impedido de assumir funções administrativas por 10 anos.
Lipiec havia sido nomeado em 2005 por Jaroslaw Kackzynski para intensificar a luta contra a corrupção no desporto polaco, mas principalmente no futebol.
O antigo ministro foi demitido em julho de 2007 depois de ter sido acusado de ter recebido um total de 270.000 zlot (cerca de 64.500 euros) de subornos e gratificações na concessão de licenças de construção de equipamentos desportivos.
Lipiec foi também condenado a devolver 31.500 zlot (7.500 euros) de fundos que recebeu do município de Varsóvia e dos cofres do Estados para falsas despesas com cuidados de crianças e serviços de motorista.
Um dos seus colaboradores foi também condenado a três anos de prisão por corrupção, enquanto a esposa do ex-ministro foi sentenciada com 10 meses de pena suspensa por incitação a falsos testemunhos.
A menos de dois meses do início do Campeonato da Europa, que este ano se realiza na Ucrânia e Polónia, o presidente da Federação Polaca de Futebol, Grzegorz Lato, também enfrenta acusações de subornos que rejeita.