Marcelo Bielsa afirmou hoje que o Sporting é uma equipa ''agressiva e aplicada'', recusou comparações a José Mourinho ou a Josep Guardiola e revelou que para si todos os jogos de futebol são importantes desde que exista estímulo.
O técnico do Athletic Bilbau, que defronta na quinta-feira o Sporting, na primeira mão das meias-finais da Liga Europa, é considerado um dos mais excêntricos da história do futebol e, no auditório do Estádio de Alvalade, ''El Loco'', como é conhecido na Argentina, deixou um pedaço da sua ''loucura''.
''Não sei comparar o Sporting com Sá Pinto e como era antes sem Sá Pinto. Não sei se é muito diferente. O que sei é que é uma equipa agressiva e aplicada'', disse Marcelo Bielsa na conferência de antevisão do encontro de quinta-feira em Alvalade.
Durante mais de 30 minutos, o técnico argentino manteve sempre um ar sereno e filosófico e, como se estivesse a lecionar uma aula sobre futebol, explicou que todas as equipas têm ilusões antes de entrar em campo.
''A ilusão de todas as equipas que competem é impor-se, mas antecipar se isso vai acontecer é impossível. Por isso, não vou comentar as nossas intenções para o encontro de amanhã (quinta-feira)'', referiu o treinador, de 56 anos.
Mesmo assim, Bielsa revelou que vai repetir o ''onze'' utilizado no último jogo do campeonato espanhol, excluindo Javi Martinez, que está castigado, e Iker Muniain, que ainda está em dúvida devido a problemas físicos, e desvalorizou o facto de estar a disputar um lugar na final da Liga Europa.
''Todos os jogos são igualmente importantes. Eu sei que parece uma resposta de ocasião, mas não é. Desde que eu sinta um estímulo, é sinal de que é um jogo importante e foram raros os momentos na minha carreira que não tenha sentido isso'', disse.
Do lado do Sporting, o técnico Ricardo Sá Pinto colocou Marcelo Bielsa ao mesmo nível do que José Mourinho (Real Madrid) e Josep Guardiola (FC Barcelona), uma comparação que não aceita.
''Agradeço o elogio, mas não sou comparável a esses treinadores. Não tenho mérito para isso, longe disso'', disse o treinador do Athletic Bilbau.
Pelo meio, Bielsa abordou o ''clássico'' do próximo sábado entre FC Barcelona e Real Madrid, para a Liga espanhola, e até a nacionalização por parte da argentina da YPF Repsol, um tema que está a causar muita tensão entre esse país sul-americano e a Espanha.
Antes do argentino tomar a palavra na conferência de imprensa, foi a vez de Andoni Iraola, lateral da equipa basca, antever o jogo frente ao Sporting, tendo alertado para os ''recursos ofensivos'' da formação lisboeta.
''Não há um favorito claro, são duas equipas que estão a fazer uma boa campanha e que eliminaram equipas importantes. Tem extremos rápidos, como Capel e Izmailov, jogadores muito fortes tecnicamente, como é o Matias Fernandez, e laterais que não têm medo de atacar. É uma equipa muito completa'', concluiu o defesa de 29 anos.
Athletic Bilbau e Sporting defrontam-se na quinta-feira, no Estádio de Alvalade, em jogo da primeira mão das meias-finais da Liga Europa, que está agendado para as 20:05 e que será arbitrado pelo sueco Jonas Eriksson.