A chefe basca Elena Arzak foi considerada a melhor cozinheira do Mundo pela 'Restaurant Magazine', que distingue ''uma cozinha excecional'' em ''constante evolução e vanguardista'', anunciou a publicação britânica.
Elena Arzak representa a quarta geração de uma família de cozinheiros, responsáveis pelo restaurante 'Arzak', em San Sebastian, desde 1897. O estabelecimento tem sido distinguido com três estrelas Michelin desde 1989 e, nos últimos cinco anos, figura no 'top ten' da lista anual dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo da 'Restaurant Magazine'.
''O prémio Melhor Chefe do Mundo Veuve Clicquot celebra o trabalho de uma chefe excecional, cuja cozinha apela aos críticos mais duros do mundo, dos quais 837 votaram nesta categoria. O prémio inspira-se na vida e nas conquistas de Madame Cliqout, que revolucionou, há quase 200 anos, o papel das mulheres no mundo dos negócios [ligados ao champanhe]. A vencedora reflete os atributos de Madame Cliquot no que respeita à inovação, criatividade e determinação'', destaca a publicação, no anúncio.