O Sporting de Braga anunciou hoje o lançamento do programa ''Semear Cidadania'', que vai apresentar no sábado, numa cerimónia que contará com a presença do ministro da Administração Interna, Miguel Macedo.
Nesse dia, o clube realizará uma ação de educação rodoviária destinada a cerca de 30 jogadores do futebol de formação, que decorrerá na Escola de Educação Rodoviária da câmara municipal de Braga e que se inscreve no programa de educação para a cidadania que vai implementar junto dos seus atletas desde os primeiros anos de formação.
''Contribuir para a construção da identidade e o desenvolvimento da consciência cívica e cidadã são os grandes objetivos deste programa estrutural e integrado'', explica o clube numa nota enviada à comunicação social.
O Sporting de Braga ''pretende, desta forma, estimular uma atitude empreendedora nos seus jogadores e a sua capacidade individual de análise e intervenção na comunidade e na construção futura da sociedade. A ideia é aproveitar o futebol como um instrumento e um espaço privilegiado de formação humana que intervenha também no processo de desenvolvimento e de consciência crítica''.
''Queremos contribuir para o processo de formação pessoal e social dos jovens atletas da academia, proporcionando-lhes atividades e ações que incutam valores como a integridade, a diversidade e a inclusão, estimulando, ao mesmo tempo, comportamentos e atitudes que favoreçam a maturidade social'', explica o presidente ''arsenalista'' na mesma nota.
Segundo António Salvador, o clube pretende ''que a atitude desportiva, o espírito guerreiro e de competição que se vive no relvado, seja extrapolado para a vida fora das quatro linhas e se reflita no dia-a-dia dos adultos de amanhã''.
No âmbito do programa ''Semear Cidadania'', está previsto um conjunto de iniciativas em áreas como responsabilidade social, educação ambiental, alimentação saudável, civismo, cidadania e educação para os “media”.
A Universidade do Minho será um dos parceiros privilegiados do Sporting de Braga na implementação do programa.
A cerimónia de sábado, às 10:00, contará com a presença de António Salvador, presidente do clube, e de Miguel Macedo, ministro da Administração Interna.