O Zenit, dos portugueses Bruno Alves e Danny, sagrou-se hoje bicampeão de futebol da Rússia, após vencer em casa o rival na luta pelo título, o Dínamo de Moscovo, por 2-1.
A dupla de internacionais portugueses não jogou devido a lesão: Danny está fora de competição há meses e vai falhar o Euro2012, enquanto Bruno Alves está magoado no tornozelo.
Fernando Meira, que já abandonou o clube, também é campeão, uma vez que alinhou na fase regular do mais longo campeonato de sempre, que durou 14 meses.
Um empate bastava ao conjunto de S. Petersburgo para conquistar o terceiro título de campeão da sua história (2007, 2010 e 2012), pois tinha 12 pontos de avanço a quatro jornadas do fim.
Shirokov (30 minutos) e Kerzhakov (36, de grande penalidade) deram vantagem de dois golos, que Epuaryanu (43) reduziu, numa reação insuficiente do conjunto da capital russa.
Este foi o terceiro título no futebol russo, mas o Zenit já tinha sido campeão uma vez na antiga União Soviética, em 1984.
Por conta da adequação do calendário do futebol do país ao dos principais vizinhos do continente, este campeonato começou a 03 de março de 2011 e só terminará a 13 de maio de 2012, tendo-se registado uma pausa entre 27 de novembro e 03 de março.