O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) formalizou hoje um pedido de audiência na Assembleia da República, visando expor na comissão Parlamentar de Educação, Ciência, Cultura, Desporto e Juventude, “a situação de incumprimento salarial generalizado”.
De acordo com um comunicado do SJPF, o presidente do sindicato, Joaquim Evangelista, pretende também debater a ineficácia do atual modelo de licenciamento dos clubes e as consequências nefastas para os profissionais de futebol e para a verdade desportiva.
Por entender que a resolução do atual problema do incumprimento salarial deve envolver todos os agentes desportivos, o SJPF propôs, ainda, à mesma comissão parlamentar, que sejam ouvidas igualmente a Federação Portuguesa de Futebol e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
O pedido de audiência do sindicato surge na sequência da decisão da maioria do plantel da União de Leiria em rescindir unilateralmente contrato com o clube, devido a um atraso de vários meses no pagamento dos respetivos salários, situação que levou a que a equipa tivesse entrado em campo com oito jogadores na receção ao Feirense, este domingo, em jogo da 28ª jornada da Liga.