loading

Moçambique: Governo quer explicações sobre jogo dos «mambas» no Irão

O Ministério da Juventude e Desportos de Moçambique exigiu hoje um esclarecimento à Federação Moçambicana de Futebol (FMF) por supostamente ''sonegar'' informação da viagem da seleção nacional, ''Mambas'', ao Irão, cujo regime político é contestado pelo Ocidente.

Moçambique: Governo quer explicações sobre jogo dos «mambas» no Irão
Futebol 365

O governo moçambicano questionou a FMF sobre os motivos de os ''Mambas'' terem realizado um jogo contra a congénere do Irão, treinada pelo luso-moçambicano Carlos Queiroz, sem avisar o executivo com a antecedência de 15 dias, como prevê a lei.

Hoje, em declarações aos jornalistas no final de uma reunião entre o Ministério da Juventude e Desportos e a FMF, o diretor nacional dos Desportos, Inácio Bernardo, considerou ''normal'' a atuação do executivo moçambicano.

''O que o Ministério (da Juventude e Desportos de Moçambique) fez foi notificar a FMF simplesmente como procedimento normal no nosso relacionamento com a Federação para nos explicar um pouco dos contornos que levou a sua deslocação ao Irão para realizar aquele jogo da seleção nacional'', disse.

Inácio Bernardo minimizou o fato de o jogo ter decorrido no Irão, um país que está sob diversas sanções do Conselho de Segurança da ONU, devido ao seu programa de enriquecimento do urânio.

''Nós, como Ministério da Juventude e Desportos, coordenamos e fiscalizamos toda a atividade desportiva. Queríamos saber quais são os procedimentos usados. O problema é que desta vez fomos informados tardiamente, numa quinta-feira. Estávamos na nossa reunião de planificação. Se calhar, não tivemos um espaço suficiente para conversar com a Federação para percebermos o que estava a acontecer'', afirmou o dirigente.

Apesar de a FMF ter, eventualmente, ''sonegado'' a informação às autoridades moçambicanas, o diretor nacional dos Desportos de Moçambique afastou a hipótese de aplicação de sanções ao órgão desportivo.

''Não vamos pensar muito nas sanções neste momento, porque o que nós queremos saber é se as coisas foram bem feitas ou não. Por obrigação, e o que está na lei, temos que ser informados 15 dias antes e a Federação neste caso não nos informou. Não sabemos porquê. Por isso, notificamos a Federação para nos informar o que esteve à volta, inclusive da informação tardia e como é que processou este assunto todo'', disse.

No jogo do passado dia 02 de maio, Moçambique perdeu por 3-0 com o Irão,.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?