A FIFA anunciou hoje que vai testar na próxima semana em dois jogos da liga dinamarquesa de futebol um dos dois sistemas de tecnologia na linha de golo.
O sistema GoalRef, desenvolvido por uma empresa alemã, vai ser usado no domingo no encontro entre o Silkeborg IF e o Sonderjysske, e quarta-feira no jogo FC Nordsjaelland-AC Horsens.
A tecnologia GoalRef utiliza um “chip” colocado na bola, que é ativado por sensores instalados na linha de golo.
O outro sistema em estudo, denominado Olho de Falcão, vai ser utilizado hoje na final do “Hampshire FA Senior Cup”, em Inglaterra, que oporá, em Soutahmpton, o Totton ao Eatsleigh.
O Olho de Falcão, que já é usado no ténis e no críquete, utiliza seis câmaras colocadas no campo que permitem calcular a posição da bola.
De acordo com a FIFA, as tecnologias a testar serão analisadas por observadores e não deverão ter qualquer influência no trabalho dos árbitros dos três encontros.
Os sistemas de tecnologia na linha de golo já foram testados em 2005 no Mundial de sub-17, no Peru, e no Mundial de Clubes disputado em 2007 no Japão.
Depois de anos de debate, a pressão para a introdução deste tipo de tecnologia tem vindo a aumentar e é esperada para 02 de julho, por parte do Internacional Board, uma decisão de definitive sobre o uso, ou não, dos sistemas de deteção de golo.