Os Oklahoma City Thunder eliminaram segunda-feira os Los Angeles Lakers e juntaram-se aos San Antonio Spurs na final da Conferência Oeste da Liga Norte-americana de Basquetebol.
Um dia depois dos Spurs teram afastado a outra formação de Los Angeles, os Clippers, com um conclusivo 4-0, os Thunder alcançara a quarta e decisiva vitória sobre os Lakers por 106-90, fechando a eliminatória por 4-1.
Russell Westbrook, com 28 pontos, e Kevun Durant, com 25, foram as principais figuras deste triunfo sobre um dos “históricos” da NBA e favorito ao 17.º título na prova (cinco sedeados em Minneapolis e 11 em Los Angeles).
Para os Thunder, antigos SuperSonics e há quatro anos sedeados em Oklahoma, esta foi a primeira vez, desde 1979 (ano em que os Sonics foram campeões), que superaram os Lakers num “playoff”.
Um ano antes, também tinha eliminado os Lakers, mas acabaram por perder a final para os Washington Bullets, equipa que “entregaria” o título aos Sonics no ano seguinte.
No jogo de segunda-feira, as duas maiores figuras da equipa californiana, que só tinha ganho uma vez aos Thunder na fase regular, Kobe Bryant (42 pontos) e Pau Gasol (14 pontos e 16 ressaltos), destacaram-se nas estatísticas mão não conseguiram travar a eliminação.
Do outro “lado” do campeonato, a Este, os Boston Celtics ficaram a um triunfo da final da conferência, depois de vencerem pela terceira vez os Philadelphia 76ers, por 101-85.
Brandon Bass “carregou” os Celtics, com 27 pontos, 18 deles no terceiro e penúltimo período, altura em que os anfitriões recuperaram de uma desvantagem de seis pontos com um parcial de 28-16.
O próximo embate disputa-se já na quarta-feira, em Filadélfia. Se os 76ers vencerem, o sétimo e decisivo jogo joga-se sábado, em Boston.
Na outra meia-final, empatada 2-2, os Miami Heat recebem hoje os Indiana Pacers no quinto jogo.