loading

Euro2012: Löw perdeu última final, Blanc ergueu troféu como jogador

Nenhum dos selecionadores presentes no Europeu de futebol de 2012 sabe o que é vencer enquanto treinador o troféu Henri Delaunay, mas o francês Laurent Blanc, agora timoneiro dos gauleses, já o ergueu em 2000, como jogador.

Euro2012: Löw perdeu última final, Blanc ergueu troféu como jogador
Futebol 365

O alemão Joachim Low, “rival” da seleção portuguesa no Grupo B da prova, foi quem esteve mais perto do triunfo no Europeu, mas perdeu por 1-0 a final da competição disputada na Áustria e na Suíça, frente à Espanha, de Luis Aragonés.

Entre os 16, o único técnico que logrou vencer uma grande competição foi Vicente del Bosque, campeão mundial pela Espanha em 2010, na África do Sul, frente à Holanda, de Bert van Marwijk, ainda selecionador do adversário de Portugal no Grupo B.

Como jogador, e além do cetro europeu, Blanc sagrou-se campeão do Mundo em 1998, enquanto o ucraniano Oleg Blokhin venceu a edição de 1975 da Bola de Ouro.

Del Bosque, que juntou o título de campeão do Mundo às duas ''Champions'' ganhas ao serviço do Real Madrid, detém um currículo apreciável.

Sem qualquer dúvida, o historial mais notável pertence, porém, ao veterano Giovanni Trapattoni, o italiano que já treinou o Benfica, tendo levado os “encarnados” ao título nacional na temporada 2004/2005.

O técnico transalpino já treinou em mais quatro países: Itália (AC Milan, Juventus, Inter Milão, Cagliari, Fiorentina e seleção), Alemanha (Bayern Munique e Estugarda), Áustria (Salzburgo) e República da Irlanda (seleção).

Além das conquistas como jogador, “Trap” ou a “velha raposa” é o único treinador com vitórias em todas as competições internacionais de clubes e, tal como o alemão Udo Latek, também já venceu as três provas europeias (Taça dos Campeões Europeus, Taça UEFA e Taça das Taças).

Trapattoni teve também a hipótese de vencer o Europeu, mas, em 2004, em Portugal, não conseguiu que a “squadra azzurra” passasse a fase de grupos, dois anos depois de ter caído nos oitavos de final do Mundial.

Por seu lado, o selecionador português, Paulo Bento, levou o Sporting à vitória em duas Taças de Portugal e duas Supertaças Cândido de Oliveira.

Historial semelhante tem o “grego” Fernando Santos, que junta ainda o título de campeão nacional, pelo FC Porto, feio que lhe permitiu entre para a história dos “dragões” como o “engenheiro do penta”, e uma Taça da Grécia, pelo AEK Atenas.

Técnicos campeões:

1960 Gavbril Katchalin (União Soviética)

1964 José Villalonga (Espanha)

1968 Ferrucccio Valcareggi (Itália)

1972 Helmut Schön (Alemanha)

1976 Vaclav Jezek (Checoslováquia)

1980 Jupp Derwall (Alemanha)

1984 Michel Hidalgo (França)

1988 Rinus Michels (Holanda)

1992 Richard Möller (Dinamarca)

1996 Berti Vogts (Alemanha)

2000 Roger Lemerre (França)

2004 Otto Rehhagel (Alemanha), pela Grécia

2008 Luis Aragonés (Espanha)

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?