A Liga portuguesa estará representada por apenas 12 jogadores no Euro2012, com o Sporting, quarto classificado em 2011/2012, a ser o clube que mais futebolistas vai ter em ação na Polónia e na Ucrânia.
Apenas os quatro primeiros classificados da Liga conseguiram “colocação” na prova que vai decorrer de 08 de junho a 01 de julho, dando em conjunto 10 jogadores à seleção portuguesa.
Na equipa das “quinas”, o FC Porto e o Sporting de Braga são os mais representados, com os “dragões” a cederem Rolando, João Moutinho e Silvestre Varela, enquanto os minhotos dão Miguel Lopes, Custódio e Hugo Viana.
Os dois “grandes” de Lisboa têm na seleção dois jogadores cada: os benfiquistas Eduardo e Nelson Oliveira e os sportinguistas João Pereira (que já assinou pelo Valência) e Rui Patrício.
Os “leões” são os únicos com representantes noutras seleções, graças às chamadas do holandês Stijn Schaars e do russo Marat Izmailov.
Portugal estará ainda representado no banco da Grécia, com Fernando Santos a dirigir uma equipa que conta com as antigas “águias” Karagounis e Katsouranis.
Também com ligações ao Benfica, o defesa Daniel Wass, emprestado aos franceses do Evian, foi uma das surpresas da convocatória da Dinamarca, adversária de Portugal no Grupo B, tal como a Alemanha e a Holanda.
O médio “encarnado” Javi Garcia chegou a estar nos pré-convocados da Espanha, mas foi excluído, tal com o avançado Ola John, reforço do Benfica para 2012/2013, que entrou numa primeira lista da Holanda.
Jogadores da Liga portuguesa presentes no Euro
Portugal (10): Miguel Lopes, Custódio e Hugo Viana (Sporting de Braga), Rolando, João Moutinho e Silvestre Varela (FC Porto), Eduardo e Nelson Oliveira (Benfica) e João Pereira e Rui Patrício (Sporting).
Rússia (1): Marat Izmailov (Sporting).
Holanda (1): Stijn Schaars (Sporting).