loading

Europeu sub21: Portugal vence Rússia e dá passo importante para apuramento

Portugal venceu hoje a Rússia por 1-0, com um golo de André Martins, e deu um passo importante para estar presente na fase final do Campeonato da Europa de futebol de sub-21 em 2013.

Europeu sub21: Portugal vence Rússia e dá passo importante para apuramento

A turma orientada por Rui Jorge não fez uma grande exibição, sentindo-se sobretudo na segunda parte os efeitos de uma longa época em alguns jogadores, mas justificou plenamente a vitória, tendo sido a equipa que mais a procurou e que dispôs de mais e melhores oportunidades de golo.

O único tento da partida surgiu aos 74 minutos, por André Martins, o melhor jogador em campo, que surgiu ao segundo poste a desviar de cabeça um centro de Salvador Agra da esquerda, para impor à Rússia a primeira derrota no grupo, depois de quatro triunfos em outros tantos jogos, e colocar Portugal a um ponto.

O médio do Sporting foi o ''dínamo'' da equipa nacional, bem secundado na primeira parte por Diogo Rosado e, na segunda, por Salvador Agra, David Simão e Camará, estes dois últimos apostas do selecionador, Rui Jorge, para dinamizar o ataque.

A superior circulação de bola dos russos fez com que Portugal passasse alguns minutos a ''ver jogar'' nos primeiros momentos da partida, mas um remate de André Martins logo depois do quarto de hora, que obrigou o guarda-redes russo a defesa atenta, ''acordou'' a equipa portuguesa, que passou a dominar a partida.

Pouco depois (24), Rui Fonte falhou o desvio após canto da direita, mas as melhores oportunidades para a turma de Rui Jorge inaugurar o marcador surgiram no mesmo minuto (29): primeiro João Pereira cabeceou após um canto da direita para uma grande defesa de Zabolotni e, na sequência da jogada, Diogo Rosado quase marcou num acrobático pontapé de bicicleta.

O intervalo chegou depois de mais uma defesa difícil do guarda-redes russo, na resposta a um remate cruzado de André Martins (36), e a segunda parte começou com nova intervenção de Zabalotni, atento ao tiro cruzado de Diogo Rosado (49).

A melhor oportunidade para a Rússia surgiu aos 55 minutos, com Smolov, já bem dentro da área, a rematar com muito perigo, mas Anthony Lopes defendeu bem, tal como o guarda-redes russo perante outra tentativa de André Martins (59).

Pouco depois, Rui Jorge refrescou a frente de ataque, retirando os esgotados Diogo Rosado e Rui Fonte e colocando David Simão e Camará e ambos entraram muito bem na partida.

Aos 74 minutos, curiosamente numa altura de maior equilíbrio, Portugal chegou ao golo: centro de Salvador Agra da esquerda, Camará falhou o primeiro desvio, mas no segundo poste apareceu André Martins, fulgurante, a fazer de cabeça o único golo da partida.

Com este triunfo, Portugal soma 11 pontos (em seis jogos) no grupo 6, mais um do que a Polónia (também seis jogos), que hoje venceu na Moldávia (4-2), e está a apenas um do adversário de hoje, que lidera o grupo, mas com menos um jogo.

Qualificam-se para o ''play-off'' de acesso à fase final o primeiro classificado de cada um dos 10 grupos de apuramento, bem como os quatro melhores segundos classificados (resultados dos jogos com primeiro, terceiro, quarto e quinto).

O próximo jogo de Portugal no grupo 6 é frente à Albânia, quarta-feira, na Marinha Grande, e o último na Polónia, a 10 de setembro.

Ficha de Jogo:

Jogo disputado no Estádio Cidade de Barcelos.

Portugal - Rússia, 1-0

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

1-0, André Martins, 74 minutos.

Equipas:

- Portugal: Anthony Lopes, Cédric, Pedro Mendes, João Pereira, Rúben Ferreira, André Almeida, André Martins (Danilo,79), Diogo Rosado (David Simão, 60), Josué, Salvador Agra e Rui Fonte (Camará, 64).

Suplentes: Cristiano Figueiredo, Nuno Reis, Danilo, Fredy, David Simão, Tijane e Camará.

- Rússia: Nikolai Zabolotni, Ibragim Tsallagov, Nikita Chicherin, Taras Burlak, Georgi Schennikov, Magomed Ozdoev, (Anton Sosnin, 46), Sergei Petrov, Oleg Shatov (Shota Bibilov, 75), Fedor Smolov, Pavel Yakovlev e Maksim Kanunnikov (Denis Cheryshev, 54).

Suplentes: Aleksandr Fitsov, Maksim Belyaev, Shota Bibilov, Sergei Bryzgalov, Denis Cheryshev, Anton Sosnin e Artem Delkin.

Árbitro: Paolo Sílvio Mazzoleni (Itália).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Ibragim Tsallagov (31), Cédric (36), Anton Sosnin (88), Yakovlev (90), Camará (90+2).

Assistência: 10.857 Espetadores.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?