O antigo internacional belga Marc Wilmots vai assumir formalmente o cargo de selecionador nos próximos dois anos, depois de já ter exercido funções no último mês, anunciou hoje a Federação Belga de Futebol.
Wilmots, de 43 anos, causou boa impressão aos responsáveis federativos e aos jogadores nos dois encontros particulares, nos quais empatou com Montenegro (2-2) e perdeu com a Inglaterra (1-0).
O antigo futebolista sucede a George Leekens que deixou, inesperadamente, o cargo em maio, para orientar o FC Bruges.
A principal missão de Wilmots é conseguir a qualificação da Bélgica para o Mundial2014 e pôr fim a um “jejum” de vários anos de ausência em fases finais de europeus e mundiais.
Marc Wilmots, que em 70 internacionalizações apontou 28 golos, considerou que dirigir a seleção “é um desafio e uma responsabilidade”.
A Bélgica vai disputar o apuramento para o Mundial do Brasil integrado no grupo A da zona europeia, juntamente com País de Gales, Escócia, Sérvia, Croácia e Macedónia.
A estreia oficial de Marc Wilmots será a 15 de agosto num encontro particular frente à Holanda, adversária de Portugal na fase final do Euro2012.
Marc Wilmots iniciou a carreira de futebolista no Standard Liège, passando depois pelos franceses do Bordéus e pelos alemães do Schalke 04, clube ao serviço do qual venceu a Taça UEFA.