loading

Euro2012: Dinamarca vence Holanda com golo de Michael Krohn-Dehli

A Dinamarca venceu hoje a Holanda por 1-0, no encontro inaugural do Grupo B do Europeu de futebol de 2012.

Euro2012: Dinamarca vence Holanda com golo de Michael Krohn-Dehli
Futebol 365

Um golo bastou para a Dinamarca surpreender e vencer hoje a vice-campeã mundial Holanda, no jogo de abertura do Grupo B do Euro2012 em futebol, disputado em Kharkiv, na Ucrânia.

Com praticamente todo o favoritismo do lado da equipa ''laranja'', naquele que é também o grupo de Portugal e Alemanha, a Dinamarca deu mostras de solidez e equilíbrio, com um jogo prático.

Tudo jogava a favor dos vice-campeões mundiais, com uma estrutura ofensiva de reconhecida classe, na qual o técnico Bert van Marwijk colocava van Persie na frente, Affelay e Robben nas alas e Sjneider com espaço para criar nas costas do tridente.

Na Dinamarca, sem nomes tão sonantes, houve engenho para mostrar Andersen, um guarda-redes “quase” (deu uma oferta a Robben) sempre atento, um capitão e central, Agger, ao melhor nível, e um lateral, Poulsen, ameaçador.

Foi a Holanda a comandar quase todos os momentos do jogo, mas com pouca eficácia, apesar de nos primeiros minutos Affelay, van Bommel, van Persie e Robben terem tentado alvejar a baliza de Andersen.

Com a bola quase sempre do seu lado (chegou a ter uma posse de 65 por cento na primeira meia hora), seria em contracorrente que a Holanda sofreria o único golo de jogo, o suficiente para sair vergada de Kharkiv.

A jogada teve início numa insistência do lateral Poulsen no lado esquerdo, aos 24 minutos, com a bola a sobrar para Krohn-Dehli, que entrou na área e rematou cruzado, fazendo-a entrar por debaixo das pernas de Stekelenburg.

Com a bola nos pés, mas pouco discernimento para criar grande perigo, a Holanda teve o seu grande momento numa falha do guardião dinamarquês, que, ao colocar a bola, endossou-a a Robben e este atirou ao poste esquerdo.

No segundo tempo, esperava-se mais velocidade da Holanda, mas, aos sucessivos remates de van Persie, van Bommel, Heitinga, Robben e Affelay, a Dinamarca continuava a mostrar-se compacta e capaz de ameaçar, com passes simples e diretos.

Depois de Poulsen voltar a subir pela esquerda, 55 minutos, e Krohn-Dehli tentar a sorte para a Dinamarca, aos 70 minutos, van Marwijk percebeu que tinha que mexer na equipa holandesa – fez entrar van der Vaart e Huntelaar -, mesmo arriscando desequilíbrios.

Huntelaar, jogador do Schalke 04 e melhor marcador da Liga alemã, juntava-se a van Persie, melhor marcador da Liga inglesa, pelo Arsenal, mas a estratégia que até parecia começar bem não deu frutos.

O jogador ainda teve, a passe de Sjneider, uma oportunidade de ouro, mas Andersen saiu e bloqueou o remate, e na recarga foi van Persie e fazer falta sobre o guarda-redes dinamarquês (aos 74 minutos).

Van der Vaart teve dificuldade em “entrar” no jogo e foi praticamente em “desespero” que van Marwijk fez entrar mais um avançado, Kuyt, para o lugar do lateral van der Wiel.

Programa da jornada

Sexta-feira, 8 de Junho de 2012
Polónia - Grécia, 1 - 1
Rússia - Chéquia, 4 - 1

Sábado, 9 de Junho de 2012
Países Baixos - Dinamarca, 0 - 1
Alemanha - Portugal, 1 - 0

Domingo, 10 de Junho de 2012
Espanha - Itália, 1 - 1
Rep. Irlanda - Croácia, 1 - 3

Segunda-feira, 11 de Junho de 2012
França - Inglaterra, 1 - 1
Ucrânia - Suécia, 2 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?