O Chile assumiu o comando da qualificação sul-americana para o Mundial2014, ao vencer na Venezuela por 2-0, no sábado, com dois golos nos instantes finais, nomeadamente um golo de Matías Fernández, médio do Sporting.
No estádio José Antonio Anzoátegui, em Puerto La Cruz (Venezuela), Matías desbloqueou o jogo, marcando aos 85 minutos, quando já se adivinhava o empate, antes de Charles Aránguiz ampliar a diferença em período de compensação (90+1).
Este triunfo colocou o Chile no topo da classificação com 12 pontos, em seis jogos, mais dois do que a Argentina, que disputou apenas cinco jogos e que no sábado derrotou o Brasil, em jogo particular, por 4-3, com ''hat-trick'' de Messi.
Em La Paz, a Bolívia protagonizou uma surpresa, ao derrotar o Paraguai, por 3-1, conseguindo a sua primeira vitória desta campanha e remetendo os paraguaios para a oitava e última posição.
Pela Bolívia marcaram Alcides Peña (09) e Pablo Escobar, que bisou (69 e 79), enquanto Christian Riveros (81) apontou o golo do Paraguai, a quem de nada serviram os 23 dias de adaptação à altitude de La Paz (3.650 m).
Num jogo para o qual o avançado do Benfica Oscar Cardozo não foi convocado, Melgarejo, outro jogador ''encarnado'', que esteve emprestado ao Paços de Ferreira, ficou no banco.
A jornada do fim de semana completa-se hoje com os jogos Uruguai-Perú e Equador-Colômbia.
Os quatro primeiros classificados da zona sul-americana qualificam-se par ao Mundial e o quinto disputa um ''play-off'' com o vencedor da quinta ronda da zona asiática.