Dois adeptos russos foram hoje proibidos de entrar nos estádios polacos durante dois anos, por terem “desobedecido” às forças policiais no jogo Rússia-República Checa do Euro2012 de futebol, na sexta-feira, em Wroclaw, informou a polícia local.
“A interdição foi pronunciada domingo por um tribunal de Wroclaw em relação a um homem de 27 anos e uma mulher de 41 anos”, precisou o porta-voz da polícia, Kamil Rynkiewicz, acrescentando que ambos terão de pagar a uma multa de 2.000 zlotys (460 euros).
Outros quatro adeptos russos permanecem detidos por terem participado num desacato num restaurante da cidade polaca, com as autoridades a prosseguirem as averiguações para determinarem quem são os responsáveis pelo ataque com pedras às forças de segurança do estádio de Wroclaw.
O presidente da Federação Russa de futebol considerou hoje “inaceitável” o comportamento dos apoiantes da Rússia durante o jogo do grupo A, que terminou com a vitória por 4-1 frente à República Checa.
“É preciso lutar contra este tipo de comportamentos. Tem de se pôr fim à violência nos estádios”, destacou Serguei Foursenko, recusando comentar os eventuais problemas de segurança do Euro2012: “Isso diz respeito aos países organizadores e à UEFA”.
O responsável pela federação garantiu que foram tomadas medidas para que este tipo de incidentes não se repita.
A UEFA abriu no sábado um inquérito disciplinar contra a Rússia devido à má conduta dos adeptos russos nas bancadas, que incluiu o lançamento de petardos, indo também investigar se os incidentes racistas verificados versavam os jogadores checos.