O filho do futebolista internacional português Carlos Martins teve hoje alta hospitalar e já está em casa, após um bem-sucedido transplante de medula óssea, anunciou hoje o pai através da rede social Facebook.
“O Gustavo teve alta e já está em casa, após algumas semanas de internamento, depois de sujeito a um transplante de medula”, lê-se na página “Vamos ajudar o Gustavo”, criada pelos pais do menino para encontrar um dador de medula.
“Foi hoje, ao início da tarde, que o Gustavo saiu do IPO [Instituto Português de Oncologia] e regressou a casa”, precisou Carlos Martins, acrescentando que “o regresso a casa representa outra grande vitória”.
Segundo o futebolista, o regresso a casa é “mais um passo”, embora haja “outros ainda que terão de ser dados”.
Carlos Martins deixou um agradecimento: “Mais uma vez, agradecemos toda a energia positiva, toda a esperança e toda a força que nos deram. Também foi graças a isso que o Gustavo encontrou a cura e já está em casa com a família”.
Aos três anos, Gustavo Martins esteve no centro de uma grande campanha de solidariedade lançada pelos pais para encontrar um dador de medula óssea que permitisse sobreviver a uma aplasia medular.
Na sequência da campanha, surgiram mais 30 mil novos potenciais dadores de medula óssea.
Cerca de oito meses depois, foi encontrado um dador compatível nos Estados Unidos e o procedimento realizou-se a 24 de maio, em Lisboa, já depois de Carlos Martins ter abandonado, por lesão, os trabalhos da seleção portuguesa de futebol, em estágio de preparação para o Europeu Ucrânia/Polónia2012.