A Espanha empatou 1-1 hoje com a Itália, em jogo do Grupo C do Euro2012 de futebol, mas os espanhóis, campeões europeus e mundiais, mantêm intacta a esperança de serem os primeiros a vencer três competições seguidas.
O empate de hoje em Gdansk, na Polónia - marcou primeiro Antonio Di Natale (61 minutos) e depois Cesc Fabregas (64) -, foi o primeiro entre as duas seleções depois do jogo dos quartos de final de 2008.
Nesse confronto, o guarda-redes espanhol Casillas defendeu duas grandes penalidades, a Itália acabou por ser eliminada e a Espanha de Vicente del Bosque só parou com a conquista do título europeu.
Hoje, com a presença do primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy no estádio, não houve dramatismo e os transalpinos apenas por três minutos tiveram a ideia de vingança presente na cabeça.
Espanhóis e italianos protagonizaram um encontro entre os dois últimos campeões do Mundo, a Itália no Alemanha2006 e a Espanha no África do Sul2010.
No outro jogo, em Poznan, igualmente na Polónia, a Croácia venceu a Irlanda, por 3-1, no encontro em que o italiano Giovanni Trapattoni, antigo técnico do Benfica, se tornou no treinador mais velho num Europeu, com 73 anos.
Apesar do registo de Trapattoni, a Irlanda não festejou o triunfo, apesar de Ledger (19) ter restabelecido a igualdade 1-1, depois de Mandzukic (3) ter aberto o marcador.
Jelavic (43) e Mandzukic (48) ''selaram'' o triunfo dos croatas, primeiros classificados isolados no Grupo C.
A segunda jornada está programada para quinta-feira, com a Espanha a defrontar a Irlanda e a Itália a enfrentar a Croácia.