A caminho dos 36 anos, Andriy Mykolayovych Shevchenko reforçou o estatuto de ''herói'' da Ucrânia, ao marcar os dois golos que valeram a reviravolta e triunfo 2-1 sobre a Suécia, no Grupo D do Euro2012 de futebol.
Depois do empate 1-1 entre França e Inglaterra, o “inevitável” Ibrahimovic (52 minutos) ainda colocou a Suécia em vantagem num desvio oportuno, mas, no esperado duelo de “titãs”, o veterano Shevchenko (55 e 62) mostrou classe ímpar e operou a reviravolta, com dois golos em antecipação e de cabeça.
O desafio foi morno e incipiente durante meia hora, período no qual apenas se registou uma oportunidade, desperdiçada por Shevchenko (23) com remate cruzado ao lado.
Os derradeiros 15 minutos foram de grande intensidade, com o perigo a dividir-se pelas balizas e os guarda-redes em permanente atenção, começando Pyatov (31) por defender remate difícil de Rosenberg.
A Ucrânia respondeu muito bem e intensificou a pressão com uma “bomba” de Voronin (35), mas à figura, seguindo-se Konoplyanka (37) a atirar em arco com perigo e um remate de Yarmolenko (37) contra adversários.
Ainda assim, a melhor oportunidade esteve na cabeça de Ibrahimovic, que surgiu nas costas da defesa a cabecear cruzado, com o esférico a bater no poste esquerdo e sair.
Os locais dominavam a posse de bola (62 por cento ao intervalo) e eram mais rematadores (7-4), mas o primeiro golo foi sueco: em lance de insistência, Kallstrom (52) cruzou na esquerda e Ibrahimovic, na zona frontal, antecipou-se ao central para desviar para o golo.
Se a estrela da Suécia marcou, o ídolo da Ucrânia não quis ficar atrás e, em menos de 10 minutos, deu a volta ao marcador, com dois golos à “matador”, que revelam a classe que não esqueceu.
O primeiro (55) nasceu num cruzamento de Yarmolenko na direita com o “capitão” ucraniano a deixar mal Mellberg e a reviravolta foi consumada após iludir… Ibrahimovic (62), impotente para travar a sagacidade de Shevchenko, que fez assim o seu 48.º golo pela seleção em 109 jogos, com a bola a entrar entre o poste e um outro contrário, supostamente “fixo” ao ferro.
Frente a um adversário determinado, mas agora mais em contenção, a Suécia ainda mexeu na equipa e tentou o empate, mas primeiro Pyatov segurou o disparo de Ibrahimovic (77) e depois o guarda-redes saiu rápido e atrapalhou o remate de Elmander (90), que não tinha mais qualquer opositor.
Já aos 93, o central Mellberg foi ao ataque e tentou um ''chapéu'' a Pyatov, mas errou por centímetros.