A República Checa recompôs-se da goleada sofrida com a Rússia (1-4) e recolocou-se na corrida aos quartos de final do Euro2012 em futebol, com a vitória por 2-1 sobre a Grécia, orientada pelo português Fernando Santos.
Depois de ter sofrido a derrota mais pesada, até ao momento, do torneio, a República Checa resolveu o encontro com os gregos nos primeiros seis minutos, o tempo que levou a seleção orientada por Michal Bilek a marcar dois golos.
Logo aos três minutos, um rápido contra ataque conduzido por Gebre Selassie foi concluído por Petr Jiracek, que apanhou de surpresa a Grécia, que três minutos depois voltaria a sofrer novo golo.
Um alívio incompleto do guarda-redes Michalis Sifakis (que sairia aos 23 minutos, lesionado) foi embater na perna de Vaclav Pilar, que dilatou a vantagem checa com alguma sorte.
A Grécia tardou a responder a este arranque dos checos e só na reta final do primeiro tempo se aproximou com maior perigo à baliza de Petr Cech.
A oito minutos do intervalo, e numa das melhores ocasiões dos helénicos, Dimitris Salpingidis chegou a colocar a bola dentro da baliza dos checos, mas o lance acabou por ser anulado pelo árbitro francês Stephane Lannoy, por alegado fora de jogo, numa decisão que gerou alguma polémica.
No segundo tempo, a Grécia manteve o domínio “tímido” e raramente criou lances de perigo, à exceção da jogada que originou o único golo da equipa de Fernando Santos, marcado por Fanis Gekas.
Gekas aproveitou da melhor forma uma “oferta” Cech, que deixou escapar a bola para o jogador que o treinador português colocou no “onze” depois do intervalo, para o lugar de Giorgos Fotakis.
Com esta derrota, a Grécia complicou as contas do apuramento, já que, ao fim de duas jornadas, conta apenas com um ponto, alcançado no jogo inaugural frente à Polónia (1-1), uma das anfitriãs do Euro2012.
Esta segunda jornada encerra com o encontro entre a Polónia e a Rússia, em Varsóvia, com início agendado para as 21:45 horas locais (19:45 em Lisboa).