A Itália e a Croácia empataram hoje a uma bola e adiaram a decisão sobre a qualificação para os quartos de final do Euro2012 de futebol para a terceira e derradeira jornada do Grupo C.
Em Poznan, os italianos adiantaram-se no marcador, aos 39 minutos, pelo veterano Andrea Pirlo, mas Mandzukic fez, aos 72, o seu terceiro golo na prova e empatou a partida.
Depois dos resultados positivos na primeira ronda – Itália empatou com a Espanha (1-1) e a Croácia derrotou a Irlanda (3-1), os dois selecionadores repetiram os “onze”, com a Itália a manter Mario Balotelli na frente e Di Natale, autor do tento no empate com a Espanha no banco.
Apesar de ter sempre o “maestro” Andrea Pirlo marcado em cima por um dos avançados croatas, a Itália empurrou a Croácia para perto da sua área no primeiro quarto de hora, com Balotelli por duas vezes (03 e 16 minutos) e Marchisio (11) a darem os primeiros avisos.
A Croácia foi-se libertando da pressão italiana aos poucos e causou alguns calafrios à defesa transalpina, embora sem conseguir criar claros lances de golo para a baliza de Gianluigi Buffon.
Já com Pirlo mais solto no meio-campo e com mais espaço para construir jogo, a Itália adiantou-se no marcador perto do intervalo, já depois do guarda-redes Pletikosa ter evitado, com duas excelentes defesas, o golo a Marchisio.
Acabaria por ser mesmo Pirlo a marcar o tento italiano, na marcação de um livre direto, aos 39 minutos, fazendo a bola passar entre a cabeça de dois dos jogadores croatas que estavam na barreira.
Na segunda parte, a Itália foi dando o controlo do jogo aos croatas e recuando no terreno, e apenas ameaçou num remate de longe de Balotelli, aos 61 minutos, instantes antes de voltar a ser substituído por Di Natale.
Talvez na sua melhor oportunidade em toda a partida, a Croácia empatou a partida, pelo inevitável Mandzukic, que já tinha marcado dois golos no triunfo sobre a República da Irlanda.
Aos 72 minutos, após um cruzamento de Strinic, o avançado croata fez uma excelente receção e “fuzilou” a baliza de Buffon, que nada podia fazer perante a potência do remate.
Na última ronda, a Itália está obrigada a ganhar à República da Irlanda, enquanto a Croácia joga com a campeã Espanha, num encontro em que até um empate poderá ser suficiente.