A França exibiu hoje credenciais de candidato ao título em disputa no Euro2012 em futebol, ao vencer a coanfitriã Ucrânia (2-0), assumindo provisoriamente o comando do Grupo D.
Os dois golos conseguidos no segundo tempo resumem a aposta ofensiva da seleção dirigida por Laurent Blanc, com Nasri, Benzema, Cabaye, Ménez e Ribery em destaque, mostrando grande mobilidade e entendimento.
Na primeira parte, interrompida aos cinco minutos de jogo e suspensa quase uma hora, devido a um dilúvio que se abateu sobre Donetsk, foi a França que começou por assumir o controlo da partida.
Apenas aos 25 minutos a Ucrânia conseguiu alvejar com perigo a baliza francesa, com um remate à distância de Yarmolenko, mas a bola passou a centímetros do poste.
Na resposta, Ménez ganhou posição na grande área ucraniana, mas o potente remate fez o esférico passar por cima da barra.
Pertenceu ao avançado francês a melhor oportunidade de golo no primeiro tempo, aos 29 minutos, quando Ribery aproveitou um deslize da defesa adversária e cruzou para o coração da área, onde Ménez apareceu a rematar contra o corpo do guardião Pyatov.
Cinco minutos depois, contrariando a maior pressão gaulesa, Shevchenko “subiu” em velocidade pelo corredor esquerdo e, depois de passar por um adversário, “disparou” para a baliza, mas à força do seu remate correspondeu um melhor posicionamento do guarda-redes Lloris.
Com o jogo em fase de “parada-resposta”, o central Mexès, aos 39 minutos, obrigou Pyatov a boa defesa, ao desviar de cabeça um cruzamento da esquerda.
No segundo período, Ménez e Shevchenko voltaram a estar perto do golo, mas o primeiro teve, de novo, a oposição do guarda-redes e o segundo fez a bola rasar um dos postes franceses.
Até que, aos 53 minutos, Ménez conseguiu, após jogada individual sobre a esquerda, ganhar posição para rematar com sucesso, fazendo o primeiro golo da partida.
O golo estimulou os franceses, que voltaram a marcar três minutos depois, por intermédio de Cabaye, que trabalhou da melhor forma, na zona de penálti, a passe bem medido de Benzema para o coração da área, de onde saiu o remate para o 2-0.
Aos 65, Cabaye “disparou” ao poste e, até final, os ucranianos não conseguiram reagir à desvantagem no marcador.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.