A imprensa checa é hoje unânime ao homenagear a sua seleção de futebol, apesar da eliminação frente a Portugal nos quartos de final do Euro2012, justificada também nos elogios que dedicam a Cristiano Ronaldo.
“Obrigado, rapazes!”, pode ler-se no diário Dnes, um dos principais jornais do país, que ocupa várias páginas com os acontecimentos de quinta-feira à noite no Estádio Nacional de Varsóvia (triunfo de Portugal por 1-0).
“A equipa não dececionou. Lutou, qualificou-se para os quartos. E não é uma tarefa fácil”, resume o Dnes.
O jornal diz ainda que se chegou ao fim e encontra um “culpado” para isso, o avançado português Cristiano Ronaldo.
“Ronaldo, ‘o diabólico’, decidiu a sorte do jogo'', considerando que o jogador português, marcador do único golo da partida, foi “o carrasco do futebol checo”.
O jornal desportivo Sport refere que a equipa lutou bravamente, mas que foi incapaz frente ao “colosso português”.
“Heróis checos decapitados por Ronaldo”, diz ainda o jornal.
Nas colunas do mesmo jornal pode ainda ler-se que os “checos prepararam-se durante muito tempo para o defrontar (a Ronaldo) e até o pararam durante algum tempo. Depois, foram duas bolas nos postes e a dificuldade para evitar que Ronaldo se mostrasse”.
Também o Sport refere que a equipa não desiludiu, com o objetivo de qualificar-se para os quartos de final, embora Michal Bilek (selecionador) tenha saído “de mãos vazias”.
O jornal popular Blesk escreve: “os checos resistiram durante 78 minutos, antes de serem abatidos por Ronaldo”.
“É o fim, mas obrigado pela vossa coragem!”, assinala o Blesk, referindo que os jogadores comportaram-se como “leões”.